A bursite no quadril é caracterizada por um processo inflamatório nas bursas, que são pequenas bolsas localizadas em torno da articulação do quadril.

Os quadros de bursite no quadril podem causar muita dor e incômodo ao paciente. Esclareça suas dúvidas e confira alguns exercícios que podem ajudar a aliviar os sintomas.

O que é bursite no quadril?

A bursite no quadril é um processo inflamatório das bursas sinoviais e pode ser bastante doloroso.

As bursas são pequenas bolsas de tecido conjuntivo cheias de líquido, localizam-se em torno de algumas articulações do quadril e existem para reduzir o atrito entre ossos, tendões e músculos.

Causas e sintomas da bursite no quadril

As principais causas da bursite no quadril costumam estar relacionadas a desequilíbrios ou a fraquezas musculares.

A sobrecarga e outras alterações sofridas no quadril podem causar um processo inflamatório das bursas. Em casos mais severos, o quadro pode se expandir pelos tendões e rompê-los (parcial ou totalmente).

Sintomas

O sintoma mais comum da bursite é a dor, sensação de queimação e incômodo ao dormir de lado (sobre o quadril inflamado), ao andar e/ou ao realizar determinados movimentos.

A pessoa pode sentir dor aguda ao palpar a região lateral do quadril, ao sentar-se ou levantar-se e ao subir ou descer escadas.

Também pode ter sensação de fraqueza, principalmente se já está há algum tempo sentindo dor.  

Exercícios que podem ajudar

Há três exercícios que podem ajudar a aliviar os sintomas de quem tem bursite no quadril:

Alongamento

Para esse alongamento, você deve ficar em pé, apoiar uma mão na parede, para ter equilíbrio, e dobrar o joelho, subindo o pé o mais próximo possível da nádega. Com a mão livre, segure o calcanhar e permaneça nessa posição por 30 segundos. Faça o mesmo com a outra perna e repita o processo 3 vezes.

Elevar as pernas de lado

A elevação lateral é importante para o fortalecimento dos músculos do quadril. Para esse exercício, você deve se deitar de lado e elevar a perna até passar a linha média do quadril.

Basicamente, o exercício consiste em elevar e abaixar a perna 15 vezes. Então, é preciso repetir o processo com a outra perna, trocando o lado que permanece apoiado no chão. Faça 3 séries de 15 repetições com cada perna.

Agachamento

O agachamento é outro exercício importante para o fortalecimento do quadril. De abdômen contraído, coluna ereta e cabeça erguida, deixe os pés paralelos e a uma distância que acompanhe a largura dos ombros.

Então, desça bem devagar, jogando o quadril para trás, até que os joelhos se dobrem. Retorne à posição inicial e volte a agachar. Faça 3 séries de 15 agachamentos.

Importante: para que os exercícios surtam os melhores resultados, é fundamental ter o acompanhamento de um fisioterapeuta.

Bursite no quadril: quando procurar um fisioterapeuta

Para o tratamento da bursite e de outros problemas no quadril, em geral, é imprescindível o acompanhamento de um fisioterapeuta.

Apenas um fisioterapeuta pode indicar os melhores exercícios para esse caso. Além disso, emprega técnicas com laser, ultrassom e liberação miofascial para promover o alívio da dor e diminuir o processo inflamatório.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em bursite no quadril e orienta com exercícios, assim como com a aplicação de técnicas que visam ao tratamento da dor e à prevenção de um novo quadro.

Conheça a estrutura da SM Care aqui pelo site e saiba como nossa equipe pode ajudar você a vencer a bursite no quadril.

Confira também: Mitos e verdades sobre a drenagem linfática