O alongamento é um tipo de prática de exercícios físicos que trabalha, além dos músculos do corpo:

  • Os tendões, que fazem a ligação entre os músculos e a estrutura óssea, impulsionando a força ao corpo;
  • Os ligamentos, que unem as articulações, como as do joelho;
  • As fáscias, que são os tecidos que protegem os músculos e as vísceras.

A prática do alongamento prepara todo o corpo para exercer atividades, diminuindo a probabilidade de lesões musculares e articulares, por exemplo, distensão muscular, em razão do trabalho adequado à flexibilidade do corpo.

Outra finalidade do alongamento, além de prevenir lesões, é auxiliar a retomada de movimentos do corpo após uma lesão, o que desenvolve mais flexibilidade e o estiramento dos tecidos moles, promovendo um tratamento terapêutico.

Portanto, o acompanhamento de fisioterapeuta e a realização de atividades como pilates são de grande importância não só para pessoas lesionadas, como, também, para as que desejam ter mais flexibilidade.

Pelo fato de o alongamento auxiliar em diversas situações, existem alguns tipos:

Alongamento estático

O objetivo é esticar partes específicas do corpo, como o braço. O praticante desse alongamento segura o membro do corpo durante segundos – geralmente, variando entre 15 a 60 segundos, de acordo com cada pessoa –, fornecendo uma sensação de relaxamento naquela parte alongada.

Alongamento ativo

Trabalha o relaxamento e a força dos músculos, pois esse alongamento consiste em esticar uma parte do corpo até o seu limite natural e voluntário, enquanto outros músculos relaxam, evitando a distensão deles e fortalecendo os músculos trabalhados.

Alongamento passivo

Realizado em aparelhos, com a ajuda de um profissional, como um professor de pilates, que analisa e controla a força que deve ser aplicada no corpo, além de definir a velocidade, tempo de duração, dentre outras questões que englobam a atividade.

Alongamento por inibição ativa

Trabalha o relaxamento das estruturas que geram força ativa e que proporcionam o consumo da energia do metabolismo do músculo, as estruturas contráteis. Nesse relaxamento, o músculo se torna menos resistente ao alongamento. É bom para pessoas que não estão com os músculos fracos.

Benefícios do alongamento

O alongamento proporciona diversos benefícios:

  • Auxilia na redução de lesões;
  • Ajuda no preparo mental para as atividades;
  • O desempenho corporal aumenta;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta o fluxo sanguíneo corporal muscular;
  • Relaxa o corpo e a mente.

Alongamento e pilates

O pilates proporciona atividades de alongamento e auxilia a fortalecer os músculos do corpo. Além do âmbito corporal, o pilates proporciona um equilíbrio mental também, pois pode reduzir os níveis de estresse e de ansiedade. O alongamento no pilates ajuda a corrigir a postura, proporciona mais flexibilidade muscular e diminui traços de lesões.

Pilates zona Sul

Se você está na zona Sul da cidade de São Paulo e precisa fazer pilates, navegue pelo nosso site e faça seu orçamento.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que fornece serviço contra lesões e prevenção, trabalhando também com pilates. Conheça nosso trabalho pessoalmente! Estamos localizados na Vila Olímpia.