O que é o assoalho pélvico?

O período gestacional é caracterizado por inúmeras transformações psicológicas, fisiológicas e anatômicas no corpo feminino. Essas alterações levam a déficit respiratório, aumento da frequência cardíaca, aumento do peso corporal e das mamas, deslocamento do diafragma, edema, cãibras nas pernas, mudanças posturais e no centro de gravidade, entre outras.

Essas transformações no corpo feminino influenciam também em disfunções do assoalho pélvico. Com a sobrecarga vinda do peso uterino no decorrer dos meses de gestação aparecem desconfortos nessa região, como a incontinência urinária e outro sintoma que também pode ser sentido é algia na lombar. 

O assoalho pélvico é a parte do corpo feminino que passa por uma grande modificação para auxiliar na passagem do bebe, visto que essa estrutura tem capacidade de se alongar durante o trabalho de parto. O assoalho pélvico nada mais é do que um agrupamento de músculos, ligamentos e tecidos que envolvem a pelve, apoiando os órgãos da região pélvica e abdominal para sustentar o útero.  O assoalho pélvico também auxilia na continência urinária e fecal, com papel importante na sexualidade feminina. 

 

O que são os exercícios para o assoalho pélvico?

Os exercícios para o assoalho pélvico são técnicas fisioterápicas que influenciam no  fortalecimento dessa musculatura e cruciais para preparar a região para o trabalho de parto e para auxiliar na recuperação no pós-parto. 

A fisioterapia para a musculatura do assoalho pélvico é caracterizada como um tratamento fisioterapêutico conservador para ganho de força, resistência e controle da contração muscular, melhorando assim a sustentação dos órgãos pélvicos, evitando, problemas como algia lombar e o aparecimento da incontinência urinária durante a gestação e também no puerpério.

Entretanto, vale lembrar que é de extrema relevância que a gestante realize uma avaliação clínica precisa e completa, para confirmar o diagnóstico da incontinência urinária  ou qualquer outro sintoma, antes de aplicar qualquer protocolo de exercício para o assoalho pélvico, visando tratar esses sintomas da forma adequada.

Uma das partes importantes dessa avaliação é avaliar também o grau de força da musculatura do assoalho pélvico da gestante. Essa avaliação é feita através das mãos do fisioterapeuta, que insere o dedo indicador e o médio na vagina da gestante e solicita que a paciente faça a contração da musculatura, para poder ocorrer uma palpação digital. A partir disso a força é graduada de 0 a 4, quantificando a força da paciente e dando subsídio para os exercícios que poderão ser utilizados para aumentar esse grau de força. 

 

Quais os benefícios dos exercícios para a musculatura do assoalho pélvico?

  • Aumento da força dos músculos, que estão inseridos no corpo cavernoso do clitóris,
  • Melhora na resposta do reflexo sensório-motor, como, por exemplo, a contração involuntária da musculatura; 
  • Melhora no fluxo sanguíneo pélvico e a mobilidade pélvica, além de trazer conscientização da musculatura do assoalho pélvico. 

 

Quais são os exercícios para o assoalho pélvico?

  • Alongamentos;
  • Exercícios de respiração;
  • Fortalecimentos da musculatura sobrecarregada;
  • Preparo da musculatura abdominal e do períneo;
  • Treinamento muscular do assoalho pélvico com contrações sustentadas rápidas ou lentas;
  • Exercícios perineais
  • Eletroestimulação;
  • Massagem perineal para aumentar a flexibilidade e técnicas de relaxamento.

Quando iniciar os exercícios para o assoalho pélvico?

Os exercícios pélvicos podem ser realizados durante toda a gestação, mas quando o objetivo é apenas preparar e relaxar o assoalho pélvico para o parto normal,  podem ser iniciados a partir da 32º semana gestacional, através da massagem perineal que promove o alongamento da musculatura e ajuda a prevenir lesões. 

Além disso, também podem ser utilizados exercícios de mobilidade pélvica, calor e EPI-no, um aparelho utilizado em para preservar a integridade da musculatura e para trabalhar o alongamento das fibras musculares do períneo.

Após algumas semanas, entre a 36° e 37° semana de gestação, os exercícios focados na “expulsão do bebê” podem começar a ser realizados, esses exercícios ajudam a coordenar a  musculatura e a respiração durante o parto. Esses exercícios orientam a mulher sobre a força correta a ser utilizada na hora do parto.  

Qual a importância da fisioterapia e do profissional fisioterapeuta na gestação?

A atuação fisioterapêutica durante a gestação é de grande importância para promover a melhora do condicionamento físico da gestante, trazendo melhores condições de saúde e melhorando a qualidade de vida. A fisioterapia ajuda a mulher a se preparar fisicamente para o parto e a diminuir as chances de intercorrências no pré-parto, durante o parto e no puerpério.

Além disso, a fisioterapia pode ajudar a gestante a lidar com  as mudanças fisiológicas, patológicas e emocionais, visto que existem exercícios que ajudam a controlar a dor e  ansiedade durante o parto.

O profissional fisioterapeuta é o profissional habilitado para realizar os exercícios do assoalho pélvico em gestantes, além disso, esse profissional pode dar suporte durante toda a gestação e no puerpério, trazendo conforto e segurança para a mulher durante essa fase da vida.