O carnaval é uma época adorada por quase 100% dos brasileiros. Durante esse período, quem curte a folia acaba se movimentando bastante, dançando, passando grandes períodos em pé e em algumas vezes, esse tipo de movimento intenso pode provocar dores musculares e até mesmo lesões em algumas regiões do corpo, principalmente na região cervical, no pescoço e nas pernas.

Por isso, no texto de hoje, vamos mostrar algumas técnicas de fisioterapia que podem auxiliar no tratamento dessas dores musculares bastante comuns após o carnaval. Continue a leitura e saiba mais sobre elas.

Técnicas de calor

O calor promove alívio temporário de dores agudas e subagudas associadas a torções, luxações e lesões. 

O calor ajuda a melhorar a circulação do tecido, reduzindo a rigidez das musculatura, a dor e o espasmo muscular e auxilia no alívio da inflamação, edema e exsudatos. 

A aplicação de calor pode ser realizada via técnicas de infravermelho, compressas quentes, banho de parafina, hidroterapia ou através de ultrassonografia. 

A intensidade e a duração do efeito fisiológico dependem principalmente da temperatura do tecido, da velocidade de elevação da temperatura e da área tratada.

Técnicas a frio

Técnicas a frio também podem auxiliar no tratamento de dores musculares. O frio pode auxiliar no alívio do espasmo muscular, dor miofascial, lombalgia e inflamação aguda. 

Em geral, as técnicas de frio podem ser utilizadas durante as primeiras horas ou dias após a lesão.

O frio pode ser aplicado localmente utilizando-se uma bolsa de gelo, uma compressa fria ou líquidos voláteis, que esfriam por evaporação. 

Exercícios específicos

 

Movimento do “sim”: 

Esse exercício consiste em ficar em uma posição ereta, e lentamente levar o queixo para baixo, em direção ao pescoço, como se quisesse encostá-lo na região do colo. 

Nesse tipo de prática, é importante manter os ombros em posição natural. A sensação ao praticar o movimento do “sim” é de um leve alongamento na parte posterior do pescoço. 

Esse movimento deve ser mantido por 15 a 30 segundos, em seguida o paciente pode relaxar e voltar para a posição inicial cuidadosamente.

 

Movimento do “não” 

Outro exercício capaz de aliviar a rigidez e a dor muscular, principalmente na região do pescoço, é o movimento de olhar para o lado. 

Com os ombros retos e relaxados, o paciente pode girar cuidadosamente a cabeça para um lado, mantendo o alongamento por entre 15 e 30 segundos. 

Esse exercício provoca a sensação de alongamento da lateral do pescoço e uma parte do ombro. 

Esse exercício é realizado para o lado esquerdo e direito e em seguida, o paciente deve retornar para a posição original.

 

Inclinação do pescoço

A inclinação do pescoço também pode auxiliar no tratamento de dores.  Esse movimento consiste em inclinar a cabeça em direção ao ombro direito, como se a intenção fosse encostar a orelha nos ombros. 

Posteriormente, o paciente deve manter a posição por 15 ou 30 segundos. Repetir o movimento, em direção ao lado esquerdo do corpo e retornar calmamente para a posição inicial. 

Para que o movimento seja feito de forma correta, é necessário manter o ombro relaxado na posição natural, sem elevá-lo.

 

Alongamento de ombros

Para evitar a tensão muscular e a dor, realizar o alongamento dos ombros pode ser uma alternativa.  

Esse exercício consiste em manter o braço direito reto e posicioná-lo sobre o corpo em direção ao lado esquerdo do corpo, segurando-o na região do cotovelo com o braço direito.

A posição deve ser mantida por cerca de 30 segundos. Em seguida, o movimento deve ser repetido com o braço esquerdo.

 

Alongamento da parte posterior dos ombros

Com os braços para trás do corpo e com o auxílio de uma toalha de rosto enrolada nas duas mãos, o indivíduo deve realizar um movimento para esticar a toalha: a mão direita para cima, em direção à cabeça, e a esquerda para baixo, em direção às pernas. Essa posição deve ser mantida por 30 segundos e em seguida, deve ser repetida. 

 

Estimulação elétrica

A estimulação nervosa elétrica é uma técnica que utiliza correntes baixas com baixa frequência de oscilação para aliviar a dor.

Essa técnica promove uma sensação de formigamento leve, sem provocar dor ou tensão muscular.

Dependendo da gravidade da dor, podem ser aplicadas várias vezes/dia, de 20 minutos a algumas horas de estimulação nervosa elétrica. 

Um cuidado importante sobre essa técnica é que ela não deve ser aplicada sobre ou perto da área de implante de um aparelho eletrônico, pois pode causar mau funcionamento desse aparelho. 

 

Massagem

Massagem pode mobilizar os tecidos contraídos, aliviar a dor e reduzir o edema e o endurecimento associados às lesões inflamatórias causadas pelos movimentos intensos.

Existem diversas técnicas de massagem aplicadas a redução de dor e inflamação, no entanto, apenas um fisioterapeuta ou massagista licenciado deve realizar a massagem para tratamento de lesão, devido à variabilidade do treinamento e habilidade dos terapeutas.

 

Acupuntura

Na acupuntura, inserem-se agulhas finas através da pele em locais específicos do corpo, frequentemente distantes do local da dor. A acupuntura pode ser utilizada com outros tratamentos para dores musculares, acelerando a recuperação da lesão.