O que é o tendão de Aquiles?

O tendão de aquiles, conhecido também como tendão calcâneo, é o tendão mais forte do corpo. Sua estrutura é composta por um tecido fibroso que liga os músculos da panturrilha até o calcanhar. Este tendão possui alta capacidade de suportar forças tensionais criadas pelos movimentos do corpo humano, no entanto,  é também o mais vulnerável a lesões.

 

Como ocorre a rotura de tendão de Aquiles? 

A rotura de tendão de Aquiles podem acontecer durante a prática esportiva de alta intensidade, como em um salto ou uma arrancada para correr.  Mas também pode acontecer em momentos cotidianos, andando ou pisando em falso, ou em quedas. 

 

Tipos de rotura de tendão de Aquiles?

As lesões que afetam o tendão de aquiles podem ser classificadas em lesões totais e lesões parciais. Lesão total – na lesão total do tendão de Aquiles, os tecidos rompem de uma forma completa, ou seja, o tendão fica “separado” completamente. 

Já na lesão parcial, o tendão não rompe completamente, ocorre apenas uma rotura incompleta. As roturas parciais podem variar bastante de gravidade de acordo com a extensão da lesão.

 

Quais os fatores de risco para essa lesão?

Existem diversos fatores que aumentam a chance de uma rotura do tendão, seguem abaixo os principais:

  • Idade: as roturas do tendão de Aquiles tendem a ser mais frequentes  entre os 30 e 40 anos;
  • Sexo: a rotura do tendão de Aquiles é até cinco vezes mais provável de ocorrer em homens do que em mulheres;
  • Modalidade  esportiva: as lesões do tendão de Aquiles ocorrem com mais frequência durante esportes que envolvem corrida, saltos,  arrancadas  e paradas repentinas como futebol, basquete e tênis;
  • Injeções de corticoides:  infiltrações com corticoides para tratamentos de processos inflamatórios no tornozelo ou no tendão de Aquiles podem enfraquecer o tendão  e tem sido associado a roturas do tendão de Aquiles;
  • Obesidade:  o excesso de peso impõe mais estresse sobre o tendão e está associado a maiores riscos de rotura;
  • Antibióticos: o uso de alguns antibióticos, como a ciprofloxacino e levofloxacina, aumentam o risco de rotura do tendão de Aquiles.

 

Quais os principais sintomas da rotura do tendão de Aquiles?

  • Súbita e forte dor na parte de trás do tornozelo, como se fosse atingida por uma pedra, ou tivesse levado um pisão nesta região;
  • É possível escutar um estalo quando há a rotura do tendão;
  • Pode ser notada uma depressão ou descontinuidade no tendão logo acima do calcanhar;
  • Impossibilidade de ficar na ponta dos pés;
  • Dor, edema (inchaço) e dificuldade de movimentar o pé;
  • Não conseguir apoiar o pé no chão e caminhar.

 

Como agir após uma rotura de tendão?

Em caso de lesão, procure imediatamente um pronto-socorro e solicite atendimento por um médico especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo. O procedimento deve ser realizado em até 7 dias.

 

Tipos de tratamento

 

Tratamento Conservador:

O tratamento conservador baseia-se no uso de um imobilizador gessado, sem carga, por um período médio de 6-8 semanas. Após esse período de imobilização inicia-se o tratamento fisioterapêutico visando ganho de força muscular, equilíbrio e amplitude de movimento articular. Apesar de não ser um tratamento invasivo e de não apresentar os riscos inerentes ao ato cirúrgico, o tratamento não operatório apresenta índices de alongamento do tendão (e consequente fraqueza) maiores que o tratamento cirúrgico, além do desconforto do uso da imobilização e de ficar sem carga.

Tratamento Cirúrgico:

O tratamento cirúrgico da rotura do tendão de Aquiles, consiste em realizar

uma sutura  entre os tendíneos rompidos. Assim, o comprimento do tendão é restabelecido e o paciente apresenta um risco menor de ter perda de força e um tempo menor de retorno às atividades habituais. O tratamento cirúrgico pode ser realizado com uma incisão aberta ou de forma minimamente invasiva.

Cirurgia Aberta

A cirurgia aberta consiste em uma incisão na região posterior do tornozelo, sobre o tendão de Aquiles, exposição do tendão e a sutura dos pontos rompidos. As vantagens desse método é uma sutura forte e confiável. Entretanto, a ferida operatória na região posterior do tornozelo está suscetível a complicações como infecções e deiscências (abertura dos pontos).

Cirurgia Minimamente Invasiva

A cirurgia minimamente invasiva consiste na sutura dos tendões através de uma pequena incisão (aproximadamente 3-4 cm). Ela é realizada com auxílio de instrumentos específicos para o procedimento que permitem uma sutura confiável com pequenas incisões.

As vantagens desse método são menores índices de complicações de ferida operatórias (deiscências e infecções). Porém, por ser uma sutura indireta, alguns estudos indicam que esse tipo de cirurgia pode ter uma menor confiabilidade e firmeza na ligação da rotura. 

Como prevenir esse problema?

A melhor forma de prevenir uma lesão no tendão de Aquiles é por meio de exercícios  para o fortalecimento  da musculatura da panturrilha, realizados com repetições de movimentos na ponta do pé e voltando à posição inicial.