A fisioterapia para hérnia de disco cervical é muito importante para tratar essa patologia, que pode ocorrer a partir do envelhecimento natural ou como consequência de má postura e outros hábitos.

Entenda as principais causas da hérnia de disco cervical, seus sintomas e quais são os benefícios de um tratamento com fisioterapeuta.

Quais são as principais causas da hérnia de disco cervical?

As principais causas da hérnia de disco cervical envolvem:

  • Fatores genéticos;
  • Má postura;
  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso;
  • Tabagismo;
  • Traumas.

 Quais são os sintomas?

A hérnia de disco cervical apresenta alguns sintomas bem específicos, sendo o mais comum a dor localizada bem em cima do disco lesionado. As dores costumam variar de acordo com crises agudas.

Outros sintomas envolvem:

  • Dificuldade para movimentar o pescoço;
  • Sensação de diminuição da força muscular;
  • Dor no pescoço;
  • Dor que irradia para os ombros, braços e mãos;
  • Sensação de formigamento e de dormência.

Esses sintomas devem ser levados a sério e, ao primeiro sinal de que há algo de errado na coluna cervical, é imprescindível procurar um profissional de saúde para realizar uma avaliação minuciosa do quadro.

Tendo feito o diagnóstico, é preciso dar início ao tratamento de fisioterapia para hérnia cervical. Só assim é possível mitigar os sintomas e restaurar a mobilidade do paciente.

Benefícios da fisioterapia para hérnia de disco cervical

O tratamento realizado em clínica de fisioterapia para hérnia de disco tem como principais benefícios:

  • Alívio da dor na cervical e de uma possível dor irradiada para ombros e braços;
  • Ganho de mobilidade do pescoço;
  • Diminuição da necessidade de tomar medicamentos para dor;
  • Tratamento conservador, sem cortes ou cirurgias;
  • Ganho de força e resistência física.

 É importante salientar que a hérnia de disco cervical ocorre quando um disco que se encontra entre as vértebras da região do pescoço é danificado e acaba causando a compressão da raiz de um nervo.

No mais, na fisioterapia para hérnia de disco cervical, o profissional pode utilizar as seguintes abordagens:

Aplicação de calor

O calor aplicado nas costas aumenta a circulação sanguínea e melhora o transporte de nutrientes aos tecidos, também sendo ótimo para preparar o corpo para uma massagem.

Uso de aparelhos eletrônicos

Equipamentos e aparelhos como laser, corrente galvânica, ultrassom e TENS são utilizados no tratamento para hérnia de disco com o intuito de promover uma ação anti-inflamatória que ajude a aliviar os sintomas.

Alongamentos para mobilidade

Os alongamentos podem ser muito úteis, principalmente para iniciar as sessões de fisioterapia, promovendo a mobilidade e a flexibilidade do pescoço.

Assim, por meio de alongamentos orientados por um fisioterapeuta, pode-se normalizar o tônus do músculo e a posição das fibras musculares, o que é ótimo para aliviar, inclusive, o estresse e a tensão acumulada na cervical.

Exercícios de fortalecimento

O fortalecimento dos grupos musculares afetados pela hérnia de disco é muito importante para restaurar os movimentos naturais e mitigar dores.

Entre os principais exercícios de fisioterapia para hérnia de disco cervical, é possível citar a Reeducação Postural Global (RPG), o Pilates e a hidroterapia.

Técnicas de manipulação 

O fisioterapeuta domina técnicas de manipulação que podem ser aplicadas na coluna cervical com o intuito de diminuir a pressão sentida sobre o local lesionado.

Dessa forma, pode-se realinhar as estruturas e fibras musculares, causando a sensação de leveza e fluidez dos movimentos.

As técnicas são recomendadas quando o paciente sente que a região cervical está pressionada, rígida ou impedindo a movimentação normal.

Conheça todos os tratamentos de fisioterapia para hérnia de disco cervical da SM Care

Além das técnicas de fisioterapia para hérnia de disco cervical mencionadas neste artigo, há outras que podem ser aplicadas de acordo com as especificidades de cada caso – e apenas um fisioterapeuta pode indicar o melhor tratamento.

Tendo isso em vista, aproveite para entrar em contato com um especialista da SM Care aqui pelo site! Vamos conversar sobre o seu caso para chegarmos juntos à melhor abordagem. Agende uma conversa on-line e para tirar suas dúvidas.