Ao sentir uma dor no joelho, às vezes, pensamos que passará no mesmo dia e que possa ser apenas em razão de um jeito errado que pisamos. Entretanto, em algumas situações, a dor piora, tornando o caso grave. Quando isso acontece, está na hora de procurar um local para fazer fisioterapia para joelho.

Principais causas de dor no joelho

Traumas

Qualquer tipo de queda, torção ou fratura acarreta dores generalizadas ou endereçadas.

Joelho com o ligamento rompido

Ocorre em situações em que a pessoa gira o joelho muito rápido, causando torção, ou sofre uma pancada muito forte, proporcionando a entorse.

Bursite

A bursa é uma bolsa-d’água que tem a função de proteger a integridade dos ossos, músculos, das articulações e dos tendões, na hora de fazer ações como ajoelhar. Quando uma pessoa tem obesidade ou pratica atividades intensas, como artes marciais, deve-se ter mais cuidado para não inflamar a bursa, causando bursite.

Tendinite

Atletas que praticam ciclismo e corrida, por exemplo, podem ter tendinite, em razão da força que colocam nos joelhos. Também pode ocorrer como um desgaste natural do tendão, gerando uma inflamação.

Osteoartrose

Essa doença reumática ocorre com o desgaste da cartilagem, gerando dor ao paciente durante uma caminhada e ao subir escadas, por exemplo.

Cisto de Baker

É um cisto que contém líquido e que aparece na articulação, especificamente, na parte de trás do joelho, e provém da artrite ou da artrose.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide gera um inchaço nas articulações do joelho e o torna mais inflexível. É uma doença autoimune, podendo ser, inclusive, crônica.

Osgood-Schlatter

Quando uma criança que tem entre 10 a 15 anos cresce rapidamente, o tendão da patela pode ficar inflamado, acarretando dores embaixo do joelho.

Problemas no menisco

O disco de amortecimento – o menisco – pode ter sua integridade reduzida com o tempo, principalmente a partir dos 40 anos, como também pode ser desgastado por conta de atividades como artes marciais.

Síndrome da banda iliotibial

Quando o joelho está fraco ou não muito flexível, isso pode gerar a síndrome da banda iliotibial, que pode piorar com a prática de atividades físicas mal-feitas ou erradas ou com força excessiva.

Lesão na patela

Quando há um desgaste na articulação que envolve a patela, a consequência é a fragilização da cartilagem da patela. Esse desgaste pode ocorrer com a idade, em pessoas que têm pé chato e na obesidade, por exemplo.

Exercícios para fortalecimento do joelho

Alguns exercícios podem ser praticados para reduzir as dores:

  • Fazer a extensão das pernas, no chão, dobrando-as e elevando uma para cima e a esticando;
  • Fazer agachamento;
  • Fazer ponte, que é a elevação do tronco; 
  • Elevar lateral das pernas.

Quando procurar um fisioterapeuta?

Para procurar um profissional, não precisa, especificamente, estar em uma situação grave. A fisioterapia para joelho pode ser feita tanto para a necessidade de redução de dores e de casos graves quanto para a prevenção de problemas futuros.

A fisioterapia pode ser executada em todas as idades, inclusive para gestantes, a fim de obter uma vida mais saudável e prevenir futuras complicações, como problemas no joelho em razão do excesso de peso na gestação.

Fisioterapia zona Sul SP

Para fazer fisioterapia para joelho na zona Sul de São Paulo, faça seu orçamento e conheça nosso trabalho pessoalmente, aqui na Vila Olímpia!

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que fornece serviço de pilates. Além disso, trabalha técnicas contra lesões e prevenção, inclusive para tratamentos de problemas de joelho.

Posts relacionados: Fisioterapia para joelho: auxílio no pós-operatório de lesões de menisco