Acompanhe os mitos e verdades sobre a drenagem linfática e veja para quais casos esse procedimento é indicado.

A drenagem linfática é conhecida por seus diversos benefícios, mas também é normal encontrar pessoas que ainda têm dúvidas sobre o procedimento. É sabido que a drenagem estimula o sistema linfático, beneficiando a eliminação dos líquidos e toxinas que o corpo acumula ao longo do dia. Mas, afinal, ela emagrece? Acaba com a celulite? Confira todas as verdades e mentiras sobre o procedimento:

Drenagem linfática: Verdades

Drenagem ajuda a diminuir celulite

Sim! Uma das principais causas da celulite é a retenção de líquidos, que não permite a oxigenação eficiente dos tecidos, causando a origem dos nódulos, e é nisso que a drenagem ajuda.

A drenagem é uma forma de otimizar a circulação e tratar a celulite, principalmente no início do problema, quando consegue ser mais eficaz.

Pessoas com problema venoso não podem fazer

Sim. Pessoas que sofrem ou já sofreram de trombose, por exemplo, não podem receber a drenagem. Porém, é indicado consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão.

Beber água antes da drenagem potencializa os efeitos da massagem

Sim! É recomendável ingerir líquidos antes e depois da massagem, já que a água auxilia naturalmente no combate à retenção de líquidos e também na eliminação de toxinas.

O consumo de água é sempre muito importante para o corpo e para o tratamento de diversas condições.

Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM

Verdade! A drenagem promove uma melhora visível durante a tensão pré-menstrual. Como dito anteriormente, ela atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço característico da TPM e, também, tem efeito relaxante, então auxilia no controle da ansiedade.

Drenagem linfática: Mitos

Drenagem emagrece

Não. A massagem ajuda na eliminação de líquidos e, por isso, diminui o inchaço, o que pode reduzir algumas medidas, porém não há perda de gordura.

Para emagrecer por meio da perda de gordura, é preciso aliar a drenagem a uma série de variáveis que integram uma rotina de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, consumo de água e realização de exercícios físicos.

Drenagem pode dar íngua se for malfeito

A íngua é uma inflamação ou inchaço no gânglio linfático inguinal, e só aparece como decorrência de processos inflamatórios ou infecciosos, o que não tem relação com a realização da drenagem linfática.

Qualquer pessoa está apta para fazer profissionalmente a drenagem linfática

Não! Essa com certeza é a maior mentira em relação ao procedimento. A drenagem linfática deve ser realizada apenas por fisioterapeutas ou profissionais de saúde que realizaram cursos na área.

Além disso, também é recomendável consultar um dermatologista antes de dar início às sessões, para saber se a drenagem é realmente o melhor tratamento para o seu caso. Apenas um médico poderá indicar as melhores soluções para cada tipo de situação.

Conheça a drenagem linfática da SM Care

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que oferece sessões de drenagem linfática específica para cada caso, considerando sempre as especificidades do paciente e realizando um atendimento individualizado.

Navegue pelo site para tirar suas dúvidas e conferir mais conteúdos sobre drenagem linfática.

Confira também: Pilates no Itaim Bibi