Entenda o que é hiperlordose lombar, o que causa essa disfunção na coluna e como você pode ter acesso a um tratamento adequado por meio de fisioterapia, Pilates e RPG.

O que é hiperlordose lombar?

A hiperlordose lombar é uma disfunção que ocasiona a deformação da curvatura natural da coluna na região lombar.

Importante frisar que qualquer alteração na coluna interfere em toda a estrutura do corpo, podendo afetar significativamente a rotina e a qualidade de vida do paciente.

Essa curva acentuada na região lombar demanda exames, para traçar um diagnóstico mais exato do quadro e determinar o tratamento, que costuma ser feito pelas mãos de profissionais de fisioterapia ou, em casos mais graves, via cirurgia.

Quais os sintomas?

O principal efeito causado pela hiperlordose lombar, como é de se imaginar, manifesta-se por uma curvatura mais acentuada na parte baixa da coluna, causando a impressão de afundamento.

A curvatura acentuada da coluna pode provocar o levantamento da região glútea e a protrusão do abdome. Como consequência, o paciente tende a apresentar dor intensa nas costas e extrema dificuldade em arrumar a postura.

O que pode causar?

Um dos principais fatores que podem causar a hiperlordose lombar é a postura inadequada ao longo do dia, seja enquanto a pessoa fica em pé ou sentada por muitas horas. Outros fatores de risco são:

  • Espondilolistese;
  • Fraqueza e encurtamentos musculares;
  • Genética;
  • Gravidez;
  • Hérnia de disco;
  • Lesões e traumas;
  • Movimentos repetitivos;
  • Obesidade.

Como o diagnóstico para hiperlordose lombar é feito?

Basicamente, o diagnóstico é feito por duas vias: a partir de um exame clínico minucioso, com o paciente em pé de frente, de costas e de perfil, e após a realização de exames de raio X da coluna.

É importante salientar que a radiografia da coluna, além de ajudar a identificar a hiperlordose lombar, também auxilia o profissional de saúde a medir o grau da curvatura e a encontrar possíveis consequentes lesões nas articulações e discos.

Luxações, fraturas e até tumores também podem ser identificados por esse exame.

Como tratar a hiperlordose lombar?

O melhor tratamento para a hiperlordose lombar não é com base em remédios, mas, sim, em muita fisioterapia e acompanhamento em clínicas de fisioterapia especializadas.

Em geral, o tratamento conservador inclui técnicas de fisioterapia, como a Reeducação Postural Globalizada (RPG), exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura e estimulação elétrica.

Outras técnicas muito utilizadas são a estimulação elétrica e as sessões de pilates. Esse método, acompanhado de um bom treinamento funcional, promove diversos benefícios à coluna e visa corrigir o desvio postural.

Em síntese, o paciente precisa trabalhar quatro elementos para tratar a hiperlordose lombar, e apenas um fisioterapeuta saberá orientar o que é preciso para promovê-los:

  • Alongamento;
  • Estabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Fortalecimento.

Hiperlordose lombar: encontre tratamento com fisioterapeutas especializados

Como vimos, parte do tratamento para a hiperlordose lombar acontece com o acompanhamento de fisioterapeutas especializados, e na SM Care, clínica de fisioterapia em Moema, você encontra infraestrutura completa e uma equipe apta a receber você e a promover um tratamento totalmente individualizado, conforme as necessidades e especificidades do seu caso.

Conheça parte da estrutura da SM Care navegando pelo site e aproveite para marcar uma primeira sessão on-line. Vamos juntos conversar sobre os detalhes do seu caso?