Nós sabemos que a ansiedade é um problema comum nos dias atuais. O que pode ser uma novidade é como a acupuntura pode ajudar a diminuir seus sintomas e a melhorar a qualidade de vida. Siga o texto para entender melhor os benefícios da acupuntura para ansiedade.

Sintomas da ansiedade

A ansiedade prejudica uma grande parte das pessoas todos os dias. Ao enfrentar uma crise de ansiedade, muitas pessoas podem acabar confundindo com um ataque cardíaco ou com um Acidente Vascular Cerebral (AVC), visto que seus sintomas podem ser fortes.

Alguns deles são dores no peito e palpitações, respiração ofegante, tremor, falta de ar, braços e pernas agitados, sensação de desmaio, enjoo, tontura, boca seca, enxaqueca, nervosismo, irritabilidade, medo desproporcional e constante, suor frio e sensação de que se pode perder o controle a qualquer momento.

O que é acupuntura

A acupuntura é uma técnica terapêutica que teve origem na China. Nela a cura de doenças ou desconfortos pode ser realizada pela aplicação de agulhas, ventosas, moxas e eletroacupuntura na pele do paciente. Desde 1995, o Conselho Federal de Medicina reconhece a técnica como uma especialidade médica.

A aplicação das agulhas estimula as terminações nervosas da pele e dos tecidos, gerando estímulos que vão dos nervos periféricos até a medula e cérebro, o que desencadeia efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, a acupuntura também tem efeito modulador sobre as emoções e sobre o sistema imunológico e endócrino e diversas funções orgânicas.

Benefícios da acupuntura para ansiedade

São diversos os benefícios da acupuntura para ansiedade. Ela pode, inclusive, ser recomendada por psicólogos e psiquiatras para melhorar os sintomas. O tempo do tratamento com acupuntura varia de acordo com o paciente e deve ser estipulado pelo profissional de acupuntura.

O tratamento com acupuntura ajuda na alteração de neurotransmissores, levando sensação de bem-estar para os pacientes que sofrem com ansiedade ao fazer com que a noradrenalina e a serotonina aumentam sua concentração no sistema nervoso.

Também é possível estimular com a acupuntura pontos ligados à produção de cortisol, um hormônio responsável pelo estresse, e diminuir sua ação no corpo. Isso resulta em uma diminuição nos níveis de ansiedade, além de reduzir riscos de depressão, doenças cardíacas, obesidade e outros problemas causados pelo estresse.

Os punhos, antebraço, tornozelo e pés são os pontos do corpo mais utilizados pela acupuntura para equilibrar os sintomas de ansiedade.

Outros benefícios da acupuntura

Além dos benefícios da acupuntura para ansiedade, ela possui muitos outros benefícios para a saúde. A acupuntura pode auxiliar no emagrecimento e na luta contra a obesidade ao estimular pontos ligados ao metabolismo, ao pâncreas, à tireoide, aos rins e ao sistema excretor.

Ela também pode ser útil no tratamento contra a insônia, regulando a produção e liberação de melatonina, o hormônio do sono. Além de poder diminuir o estresse, como já citado, pode ser a solução para uma boa noite de sono.

A acupuntura pode amenizar as dores nas costas em 15%, reduzindo a necessidade de medicamentos e seus efeitos colaterais.

As dores de cabeça também podem ser diminuídas drasticamente com a acupuntura pelos seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Conheça a SM Care

A SM Care é uma excelente clínica de fisioterapia localizada na Zona Sul de São Paulo e conta com profissionais qualificados com certificações internacionais, uma ótima estrutura e diversas especialidades. Entre em contato e marque uma consulta de acupuntura sistêmica.