Os benefícios do Pilates para a coluna estão relacionados ao fortalecimento da musculatura do tronco, exercícios de baixo impacto e alinhamento da postura.

O método também beneficia a coordenação motora e trabalha a respiração por meio de exercícios que utilizam o peso do próprio corpo e aparelhos específicos, visando aumentar o condicionamento físico.

O Pilates pode ser orientado por um fisioterapeuta de forma a auxiliar no tratamento de doenças e prevenir lesões. Tire suas dúvidas sobre o método e confira todos os benefícios!

O que é Pilates?

Pilates é um método de condicionamento físico idealizado na Alemanha há mais de 100 anos, sendo amplamente recomendável para todos que almejam fortalecer e reabilitar o corpo.

Essa prática se tornou mais popular devido à capacidade de melhorar a saúde da coluna e poder ser realizada por pessoas de todas as idades.

Benefícios do Pilates para a coluna

Há dois grupos de pessoas que podem obter os benefícios do Pilates para a coluna:

  • Pacientes com histórico de dor que almejam melhorar o quadro, combater as dores e impedir uma recidiva;
  • Pessoas que não possuem problemas nas costas, mas que desejam fortalecer os músculos do tronco e ter mais condicionamento físico, a fim de manter a coluna alinhada.

Os benefícios são mais proeminentes no tratamento auxiliar de problemas de coluna como escoliose, cifose e lordose, muito influenciados pela postura.

Em quadros graves de doenças da coluna, quando há um desvio bastante acentuado, o Pilates ajuda a promover o fortalecimento do tronco para interromper a progressão do problema e aliviar as dores.

Os exercícios realizados durante uma sessão de Pilates também auxiliam na recuperação após uma cirurgia da coluna, sendo de grande ajuda no processo de reabilitação física. Nesse sentido, outros benefícios são:

  • Aumento da amplitude dos movimentos do corpo;
  • Melhora da flexibilidade;
  • Potencialização da capacidade respiratória e da oxigenação;
  • Ajuda na conservação do bom funcionamento dos órgãos;
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora.

Pilates como complemento para tratar algumas doenças

Há doenças que afetam a coluna, como escoliose, hiperlordose, hipercifose e hérnia de disco.

Ainda que o paciente já esteja seguindo com o tratamento proposto pelo médico, é muito importante fortalecer os músculos de forma adequada para ajustar a postura corporal.

Ou seja, o Pilates para a coluna pode ser orientado de forma a complementar outros tratamentos, aliviando sintomas e promovendo o equilíbrio postural.

Fique por dentro de todos os benefícios do Pilates para a coluna com a SM Care

A SM Care é uma clínica de Pilates e fisioterapia na Vila Olímpia que conhece muito bem todos os benefícios do Pilates para a coluna.

Composta por fisioterapeutas especializados em Pilates, a SM Care conta com infraestrutura e aparelhos para a realização dessa prática para quem visa melhorar a saúde da coluna e ter mais qualidade de vida.

Acesse os outros artigos no blog! Também aproveite para agendar uma primeira conversa on-line e tirar todas as suas dúvidas sobre os benefícios do Pilates para a coluna com um dos especialistas da SM Care.