Por mais que possa ser praticado por pessoas de todas as idades, fica a dúvida: quando o Pilates é indicado?

O método existe há mais de 100 anos e traz diversos benefícios para a saúde, como a melhora da mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, postura e capacidade cardiorrespiratória.

Em todo o caso, é importante saber quando o Pilates é indicado e se você pode praticá-lo. Então, tire suas dúvidas neste artigo da SM Care!

Afinal, quando o Pilates é indicado?

Não há contraindicações quanto à prática de Pilates enquanto exercício físico, porém há alguns casos em que o método é ainda mais indicado, principalmente após uma avaliação postural realizada pelo médico ou fisioterapeuta.

Pacientes com desvios posturais, dores constantes e desequilíbrios musculares são aconselhados a dar início à prática de Pilates.

Importante: cada caso deve ser avaliado individualmente e o programa de treinamento do aluno precisa levar todas as especificidades em conta.

E para quem é indicado?

O Pilates é indicado para todas as pessoas que quiserem promover o alinhamento postural, prevenir problemas musculoesqueléticos e praticar um tipo de atividade física de baixo impacto.

Ou seja, ele é recomendado tanto para pacientes que precisam combater dores quanto para pessoas que querem se prevenir e ter mais qualidade de vida.

Importante: as contraindicações são raras, mas existem. É fundamental passar por uma avaliação antes de começar qualquer atividade física, além de procurar profissionais especializados no método, como fisioterapeutas.

Vantagens do Pilates

Entre as principais vantagens do Pilates, é preciso destacar:

Melhora da flexibilidade

Quem sofre com encurtamento e sente que é pouco flexível precisa experimentar o Pilates, já que o método promove a melhora da flexibilidade muscular e da mobilidade das articulações.

Alinhamento da postura

A maioria das pessoas passa a maior parte do dia na mesma posição, assim como grande parte do tempo no celular, o que causa encurvamento e outros problemas posturais.

O Pilates é capaz de reverter os efeitos da má postura e promover o equilíbrio muscular, visando alinhar a coluna.

Redução do estresse

O Pilates trabalha muito a respiração correta, dado que isso é essencial para a realização adequada dos exercícios.

Além de garantir a eficiência dos movimentos, ao trabalhar a respiração, o Pilates ajuda o aluno a reduzir os níveis de estresse.

Aumento da densidade óssea

O osso, assim como o restante do corpo, responde à realização de exercícios de resistência, sendo o Pilates um ótimo exemplo de método que cria tensão sobre os ossos, fortalecendo-os.

Nessa técnica, exercícios como os mencionados são comumente praticados com o auxílio de aparelhos específicos e bandas de resistência.

Alívio das dores nas costas

O Pilates pode ajudar muito a aliviar dores nas costas, já que tem como base o alongamento, o ganho de mobilidade e o fortalecimento dos músculos.

De toda forma, é importante consultar um especialista para ter a certeza de que o seu tipo de dor nas costas pode ser melhorado com o Pilates.

Veja se você pode se beneficiar com o método

Antes de começar a praticar, é preciso saber quando o Pilates é indicado. O método traz diversos benefícios, mas é fundamental passar pela avaliação de um fisioterapeuta para alinhar todas as necessidades e limitações do seu corpo.

A SM Care é uma clínica de Pilates e fisioterapia com vasta experiência no assunto, e está pronta para te receber com infraestrutura completa para realizar sessões acompanhadas por fisioterapeutas especializados.

Marque uma primeira conversa on-line aqui pelo site ou entre em contato com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas.