Ter dúvidas acerca dos mitos e verdades sobre o Pilates é bastante comum. Essa é uma técnica que visa melhorar a saúde e o bem-estar, mas nem todo mundo sabe como ela funciona.

Entenda o que é verdade e o que é mito sobre o Pilates e saiba por que essa atividade está se tornando cada vez mais popular!

O que é Pilates?

O Pilates compreende um conjunto de exercícios bastante específicos que têm como objetivo promover o fortalecimento dos grandes grupos musculares do corpo, melhorando o tônus e garantindo mais flexibilidade.

A técnica se aproxima de um treino de força, porém é mais direcionada para quem quer melhorar a saúde, ajustar a postura e promover o fortalecimento do core (também conhecido como musculatura do centro do corpo).

Acompanhe os principais mitos e verdades sobre o Pilates:

Mitos sobre o Pilates

Idosos não podem fazer Pilates

O Pilates é uma atividade considerada de baixo impacto, e quando orientada por um fisioterapeuta especializado, traz diversos benefícios para pessoas que estão na terceira idade.

Ao fazer Pilates, os idosos podem se beneficiar com o aumento de força e da flexibilidade muscular, melhorando a mobilidade, o equilíbrio e a postura.

Dessa forma, pode-se diminuir dores comuns da idade, como as articulares, além do risco de quedas.

Pilates é a mesma coisa que alongamento

O Pilates não deve ser confundido com uma aula de alongamentos. A técnica vai muito além e promove um verdadeiro condicionamento físico, com fortalecimento e ganho de mobilidade dos músculos.

O Pilates pode substituir a musculação

Pilates e musculação trabalham com objetivos bem distintos, e é recomendável conciliar as duas atividades.

Quem deseja escolher um em detrimento do outro deve analisar diversos fatores, como as necessidades corporais e os objetivos (que podem ser o fortalecimento do tônus ou o ganho de massa, por exemplo).

Verdades sobre o Pilates

Grávidas podem fazer Pilates

As grávidas podem praticar Pilates e, inclusive, tirar muitos benefícios dessa atividade, já que ela promove a correção da postura.

Além disso, ao realizar Pilates, pode-se prevenir o desenvolvimento de dores e preparar o organismo para o parto.

Pilates ajuda a melhorar a postura e a diminuir dores nas costas

Como dissemos, o Pilates envolve exercícios de fortalecimento do core, o que muito auxilia na prevenção e no tratamento de dores nas costas.

As atividades orientadas por especialistas em Pilates promovem o reajuste da postura, levando ao alívio de dores e de outras condições patológicas, como artrite, artrose e fibromialgia.

Pilates melhora o humor e a sensação de bem-estar

Além de melhorar o tônus do corpo, o que influencia diretamente a autoestima do indivíduo, o Pilates traz outros benefícios para o emocional do ser humano, envolvendo a liberação de endorfinas, responsáveis por melhorar o humor e a sensação de bem-estar.

Saiba mais mitos e verdades sobre o Pilates com a SM Care

Além dos mitos e verdades sobre o Pilates que mostramos aqui, há muito mais o que conversar sobre essa técnica que está revolucionando a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas ao redor do mundo – e você pode tirar todas as suas dúvidas com a SM Care.

A SM Care é uma clínica de Pilates e Fisioterapia na Vila Olímpia que está equipada com todos os aparelhos necessários para a execução adequada de sessões de Pilates.

Além disso, nossos profissionais estão à sua disposição para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Aproveite e agende uma primeira conversa aqui pelo site!

Confira também: Pilates no Itaim Bibi