A condromalácia patelar é uma patologia que tem, como sintomas, dores na região do joelho ou sob rótula e, se não for tratada de forma adequada, tende a piorar e a causar uma lesão mais grave.

Para realização do diagnóstico, é preciso identificar as dores sentidas, o histórico do paciente para verificar se houve lesões antigas e, com base nisso, fazer exames de raio-X e de ressonância magnética.

Graus de condromalácia patelar

Há 4 graus da patologia de condromalácia patelar:

1º grau

O primeiro grau de condromalácia patelar afeta a camada mais superficial da cartilagem localizada na patela, causando dor e deixando a região inchada.

2º grau

O segundo grau acarreta lesões na cartilagem, que podem alcançar até 1,3 cm de diâmetro.

3º grau

Comparado ao grau de condromalácia patelar anterior, o de terceiro grau é mais avançado: a lesão ultrapassa 1,3 cm de diâmetro.

4º grau

Neste grau, o caso se torna mais sério, ao ponto de expor o osso subcondral, em razão da erosão sofrida pela cartilagem.

Causas da condromalácia patelar

A condromalácia patelar pode ser desenvolvida em razão da reação natural do corpo por forçar a região:

  1. Excesso de atividades físicas;
  2. Idade, que proporciona o amolecimento natural da cartilagem;
  3. Sobrecarga na cartilagem, em razão de diferenças físicas, como patela alta;
  4. Impacto gerado por atividades que forçam mais a cartilagem, como corrida;
  5. Casos de distúrbios biomecânicos;
  6. Pacientes que possuem uma hiperfrouxidão ligamentar, que aumenta a mobilidade da patela;
  7. Nas mulheres, pelo fato de o desenvolvimento do tempo de reação muscular ser mais lento, aumentam os riscos de desenvolvimento da condromalácia patelar;
  8. Pacientes que se encontram acima do peso, por forçarem mais a cartilagem;
  9. Ter o pé plano;
  10. Histórico de lesão na região.

Tratamento

O tratamento da condromalácia patelar pode ser cirúrgico ou não cirúrgico.

Tratamento cirúrgico

Realizado por meio da técnica artroscópica, o tratamento cirúrgico realiza duas incisões para fazer a inserção de uma câmera na região, com o intuito de que sejam extraídos fragmentos de cartilagem soltos ou no local errado.

Após essa etapa, há uma perfuração pequena no osso que já está exposto e a implementação da técnica de toalete articular.

Tratamento não cirúrgico

Já o tratamento não cirúrgico é feito com a realização de exercícios específicos para o fortalecimento e a redução das dores locais no joelho. Fazem parte desse tratamento a fisioterapia e o pilates.

Qual exercício é recomendado para a condromalácia patelar?

Para aliviar as dores que a condromalácia patelar causa ao paciente, é possível realizar atividades físicas que não aumentem a lesão e que proporcionem melhorias no corpo:

  • Atividades que auxiliam no fortalecimento do quadríceps, do vasto medial e dos glúteos médio e mínimo, como as que possuem o uso da faixa elástica;
  • Exercícios que fornecem aos membros inferiores mais flexibilidade e mobilidade;
  • Exercícios para estimular o reconhecimento espacial do corpo e melhorar os estímulos sensoriais;
  • Atividades de alongamento de isquiotibiais.

Uma atividade que proporciona melhorias ao corpo humano é o pilates, que trabalha toda a musculatura de forma eficiente e leve, para que não haja um aumento das lesões na região, respeitando o local da dor e não impulsionando mais força na lesão. Esses exercícios podem ser feitos por meio de equipamentos como o cadillac, chair e o reformer.

Pilates Zona Sul

Para fazer pilates e reduzir as dores que a condromalácia patelar fornece, navegue pelo nosso site, conheça nosso trabalho e faça seu orçamento! Nós atendemos na região da Zona Sul da cidade de São Paulo, no Bairro Vila Olímpia.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia e pilates que oferece tratamento contra lesões e auxilia na prevenção e na recuperação pós-cirurgias.