Ainda que muitas vezes sejam mencionados como métodos que têm o mesmo objetivo e técnicas, Pilates e RPG são diferentes e indicados para situações distintas.

Para entender quando fazer Pilates ou RPG, continue lendo este artigo e descubra quando cada abordagem é mais recomendada.

O que é RPG?  

RPG significa Reeducação Postural Global, sendo uma terapia utilizada para tratar e avaliar o paciente por meio de posturas que promovem o alongamento muscular, com o intuito de corrigir a morfologia.

Para que é indicada?

Como a RPG é uma técnica fisioterapêutica, ela é indicada tanto para cura quanto para prevenção, pois restabelece a harmonia corporal. Além disso, ela costuma ser recomendada para alterações de postura, formigamento e dores musculares.

Qual é o objetivo da RPG?

O objetivo geral da RPG é corrigir a parte morfológica do paciente, mas os objetivos individuais são avaliados pelo profissional, a fim de que sejam definidos de acordo com as necessidades de cada paciente.

O que é Pilates?

O Pilates é um método utilizado para promover o controle dos movimentos do corpo de forma plena e eficiente. Ele também ajuda no desenvolvimento da mente, pois requer concentração nos exercícios.

Para que é indicado?

A indicação do Pilates é para o tratamento de lesões, bem como para prevenir o surgimento delas, pois esse método trabalha o corpo de um modo geral, estimulando a concentração, respiração, centralização, flexibilidade, fluidez e outros aspectos.

Quais são os objetivos do Pilates?

Os objetivos do Pilates estão relacionados à correção da postura e ao fortalecimento de músculos, bem como à melhora do condicionamento cardiovascular e à prevenção de lesões.

Tudo isso é feito por meio de métodos de baixo impacto, o que permite que até mesmo pessoas com idade um pouco mais acentuada possam praticar essa atividade sem maiores implicações – desde que sejam acompanhadas por um profissional, orientação que cabe a pessoas de qualquer faixa etária.

Qual é a principal diferença entre essas técnicas?

Existem algumas diferenças que caracterizam cada técnica, mas a principal é que a RPG é um método estético. Assim, o paciente permanece em uma determinada postura instruída pelo fisioterapeuta.

Em contrapartida, o Pilates é muito mais dinâmico, o que oferece maior autonomia para que o paciente vá aprendendo os limites do seu próprio corpo e os respeite.

Como escolher entre Pilates ou RPG?

Para escolher entre Pilates ou RPG, é fundamental ter a orientação de um profissional especializado, o qual pode ser encontrado em uma clínica de fisioterapia. Apenas esse profissional pode definir qual é o método mais indicado para cada paciente, pois ele faz uma avaliação pessoal e individual.

Além disso, nem sempre é preciso escolher entre um ou outro, já que muitas vezes os dois são utilizados como complemento pelo fisioterapeuta, a fim de chegar aos resultados de que o paciente necessita.

Dessa forma, se está pensando em escolher Pilates ou RPG, saiba que ambos podem fazer parte da estratégia do fisioterapeuta em busca da construção de uma melhor qualidade de vida para você.

Entre em contato com a SM Care para conhecer a nossa clínica de fisioterapia e fazer exercícios de RPG com um profissional especializado.