Os mitos e verdades da acupuntura reúnem muitas dúvidas dos pacientes, ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já tenha reconhecido o método como muito eficaz no tratamento e na prevenção de dores.

A acupuntura consiste em uma série de técnicas que visam promover o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Se você deseja começar um tratamento com acupuntura, mas tem dúvidas sobre o assunto, confira nossa lista com os principais mitos e verdades acerca da técnica.

Mitos e verdades da acupuntura

Mitos

A única função da acupuntura é aliviar dores

A técnica auxilia, sim, no tratamento e prevenção de dores, mas limitar a atuação da acupuntura a isso é um grande erro.

A acupuntura promove o bem-estar ao organismo em diferentes esferas, como no combate a náuseas e vômitos após a quimioterapia ou uma cirurgia.

Também, ajuda com problemas pós-operatórios, dependências químicas, hipertensão, depressão, torcicolo, cólicas renais, fibromialgia, asma e na reabilitação após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A acupuntura necessariamente dói

Outro grande mito da acupuntura é acreditar que as técnicas necessariamente doem, por envolverem agulhas.

As agulhas utilizadas na aplicação de acupuntura são muito mais finas do que as usadas para colher sangue.

Isso significa que o paciente pode sentir uma “pinicada” ou até formigamento no local, mas a sensação passa rapidamente e não chega a provocar dor intensa.

Idosos não devem realizar acupuntura

Pelo contrário, a acupuntura pode ajudar pessoas idosas, como um tratamento complementar a doenças neurológicas, cardiorrespiratórias e reumato-ortopédicas.

Algumas condições que podem se beneficiar da acupuntura são Mal de Parkinson, diabetes e AVC.

Verdades

As agulhas são descartadas após cada uso

Ao contrário do que muita gente pensa, as agulhas utilizadas durante uma sessão de acupuntura não podem ser reutilizadas posteriormente.

Todas as agulhas são esterilizadas, embaladas e, após o uso, descartadas. Por isso, não há chance de contaminação ou infecção causada por micro-organismos.

A acupuntura auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico

Algumas das técnicas de acupuntura ajudam a liberar neurotransmissores e endorfinas que melhoram o fluxo sanguíneo e a produção de neuro-hormônios, estimulando o bom funcionamento do sistema imunológico.

Com o passar do tempo, um dos ótimos efeitos fisiológicos da acupuntura consistirá no aumento do número das células de defesa do organismo.

A técnica pode ajudar no emagrecimento

Estudos indicam que a aplicação da técnica a longo prazo pode auxiliar na perda de peso, em razão do controle da ansiedade e, consequentemente, da vontade de comer.

Além disso, a acupuntura também pode ajudar no combate à retenção de líquidos, reduzindo o inchaço.

Tire suas dúvidas sobre mitos e verdades da acupuntura com um fisioterapeuta

Se você ainda quer mais informações sobre os mitos e verdades da acupuntura, que tal falar diretamente com um especialista no assunto? A SM Care é uma clínica de fisioterapia e acupuntura sistêmica e estética, que pode ajudar a esclarecer suas dúvidas.

A equipe de fisioterapeutas da SM Care conta com o conhecimento e os equipamentos necessários para sessões de acupuntura, visando a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Agende uma primeira conversa aqui no site e aproveite para conhecer a estrutura da SM Care.