Saber sobre a drenagem linfática abdominal, o que é, para que serve e quando é preciso realizar esse procedimento é fundamental antes de procurar um profissional.

Tire suas dúvidas sobre a drenagem linfática abdominal e saiba qual profissional está realmente apto a aplicar a técnica.

Drenagem linfática abdominal: o que é?

Basicamente, a drenagem linfática abdominal consiste em técnicas manuais que aplicam movimentos suaves e com pressão adequada. Ao mesmo tempo em que estimulam os vasos linfáticos para promover a passagem da linfa pelo sistema circulatório, combatem o acúmulo de líquidos no corpo.

Ao estimular os vasos linfáticos e o sistema circulatório na medida certa, a drenagem linfática abdominal promove diversos benefícios para o corpo:

  • Diminuição do inchaço e da celulite;
  • Melhoria da cicatrização;
  • Auxílio na eliminação da linfa.

A linfa é um líquido muito importante para o corpo humano, visto que atua circulando pelo corpo para limpar impurezas no sangue, desempenhando um papal crucial para o sistema imunológico.

Em contrapartida, a linfa pode ficar acumulada em alguns tecidos, chegando a causar inchaço e dor. Daí a importância da drenagem linfática abdominal.

Para que serve a drenagem linfática abdominal?

A drenagem linfática abdominal serve, dentre outras funcionalidades, para acelerar o processo de eliminação de líquidos que possam estar acumulados entre as células, causando o conhecido edema (inchaço).

Além disso, as técnicas também têm ação tranquilizante e relaxante. Pessoas que passaram por um procedimento cirúrgico e estão apresentando edemas de pós-operatório podem se beneficiar da drenagem linfática.

No mais, as manobras utilizadas por profissionais especializados em drenagem linfática ajudam a diminuir a celulite e a reduzir discretamente as medidas do corpo, dado que, ao estimular a circulação sanguínea, a área abdominal é drenada.

Quando esse procedimento é indicado?

A drenagem linfática abdominal é indicada, principalmente, em caso de edemas, problemas circulatórios (circulação sanguínea de retorno comprometida), tensão pré-menstrual (TPM) acentuada, edemas gestacionais, tratamento pós-lipoaspiração, tratamento para pré e pós-cirurgia plástica, celulite, cicatrizes hipertróficas (queloides) e estresse.

Contraindicações

É muito importante salientar as contraindicações da drenagem linfática. Pessoas com trombose, câncer ativo na área abdominal e infecções agudas devem evitar o procedimento.

Quantas sessões de drenagem linfática abdominal devo fazer?

A drenagem linfática abdominal otimiza o trajeto da linfa pelos vasos e ductos linfáticos, contanto que as sessões sejam feitas com um fisioterapeuta especializado, como é o caso da equipe da SM Care.

Para que os resultados da drenagem linfática abdominal sejam sentidos de fato, é preciso que esse procedimento esteja incorporado na sua rotina.

A frequência de sessões dependerá de cada caso. Pessoas que estão sofrendo com muito inchaço e edemas podem fazer a drenagem linfática três vezes por semana ou conforme o que o fisioterapeuta indicar.

Importante: a drenagem linfática abdominal não surtirá efeito se for feita apenas uma vez por mês, por exemplo. É crucial que haja um estímulo constante da linfa, para que a retenção de líquidos realmente diminua.

Quer saber mais sobre drenagem linfática abdominal, o que é e como funcionam as sessões? Entre em contato com um de nossos especialistas aqui pelo site.