Pilates é uma técnica antiga que promete melhorar a saúde de todo o corpo – mas será que pode ajudar a reduzir dores nas costas? Saiba tudo sobre o assunto e veja como encontrar profissionais de fisioterapia especializados.

O Pilates é um método que foi desenvolvido no século passado e que tem como principal objetivo fornecer ao praticante total consciência e controle de todos os movimentos musculares do corpo.

Com isso, é possível realizar diversos exercícios, visando equilíbrio, alongamento, fortalecimento muscular e, consequentemente, um estilo de vida mais saudável.

 

Como o Pilates é usado para fortalecer a coluna?

O Pilates envolve um completo conjunto de exercícios que trabalham o corpo e a mente, gerando uma total conscientização por meio da prática física. Assim, ele age no fortalecimento da coluna por meio de três pilares principais:

 

Respiração

A respiração abdominal é muito utilizada no Pilates para combater a fadiga e despertar o organismo. O aluno deve utilizar esse movimento para se preparar e sempre lembrar de expirar durante a realização das contrações.

 

Contrologia

Trata-se do controle sobre os movimentos do corpo. Para exercitar a contrologia, são utilizadas técnicas que envolvem os músculos abdominais (power house), ajudando a aliviar dores e aumentar o condicionamento físico.

 

Concentração

No Pilates, a capacidade de integrar mente e corpo por meio da concentração ajuda a realizar exercícios com o melhor desempenho possível.

 

Mas, afinal, o Pilates pode melhorar as dores nas costas?

Essa prática ajuda a fortalecer músculos que são responsáveis por sustentar a coluna e, consequentemente, melhorar as dores nas costas, além de gerar conscientização sobre formas de corrigir a postura e como andar e se sentar corretamente, fazendo com que novos hábitos sejam incorporados na rotina.

Em longo prazo, quem pratica Pilates começa a se incomodar com a má postura e se corrige naturalmente, alinhando a coluna e estando com ela fortalecida por conta dos exercícios.

 

Causas de dores nas costas são combatidas pela prática de Pilates

Uma das principais causas de dores nas costas é a tensão cervical (na área do pescoço) e nos ombros por conta do uso excessivo de celulares e computadores. Dessa forma, o Pilates, além de promover o alongamento, fortalece o corpo, ajudando a melhorar essa condição.

Outras patologias que podem causar dores nas costas, e são tratadas com o Pilates, são: lordose, escoliose, cifose, espondilolistese e cervicalgia. Já outras condições, consideradas crônicas, como fibromialgia e doenças de fundo emocional (como ansiedade e depressão), que também geram dores, podem ser tratadas com o Pilates em consonância com o acompanhamento médico.

 

Apenas profissionais de fisioterapia podem acompanhar tratamentos para dores nas costas

O Pilates pode ajudar a melhorar as dores nas costas, mas é fundamental que o indivíduo conte com o apoio e acompanhamento de profissionais de fisioterapia, que são especialistas e sabem orientar sobre as melhores práticas de Pilates. A SM Care é uma clínica que atua tanto no tratamento quanto na prevenção de dores da coluna.

Conheça mais sobre a SM Care, a clínica que conta com profissionais de fisioterapia capacitados para a realização de Pilates. vila olímpia

Encontre: Pilates na Zona Sul de SP