Dor nas costas, estresse, sintomas de depressão e ansiedade, dor de cabeça e lesões musculares são algumas das disfunções que podem ser tratadas com acupuntura. A técnica da Medicina Tradicional Chinesa possibilita o tratamento de diversas doenças por meio da aplicação de agulhas em algumas regiões do corpo,  contribuindo, inclusive, para a redução de dores e inflamações.

Neste artigo, separamos informações importantes, como a relação da acupuntura com a fisioterapia, como é realizado o tratamento com acupuntura e seus benefícios para a saúde. Continue lendo para saber mais.

Acupuntura e fisioterapia: qual a relação?

A acupuntura é uma especialidade da fisioterapia, portanto, para atuar como acupunturista, o profissional deve ser graduado em um curso da área da saúde. Sendo assim, a prática da acupuntura, uma vez associada às pesquisas e teorias da ciência fisioterapêutica, pode comprovar os processos neurofisiológicos de sua eficácia.

Em outras palavras, a combinação entre o tratamento de fisioterapia convencional e a acupuntura proporciona o equilíbrio do sistema ósseo e muscular, visto que é possível melhorar a estabilidade energética do paciente elevando suas condições físicas e prevenindo novos problemas que possam surgir.

Como é realizado o tratamento de acupuntura

Pode parecer incoerente utilizar uma técnica que aplica agulhas para aliviar as dores de um paciente, mas a acupuntura pode tratar uma infinidade de disfunções, como características prejudiciais da obesidade, estresse, dores nas articulações e na coluna, insônia, problemas respiratórios, hipertensão arterial, além de minimizar sintomas de ansiedade e depressão em algumas sessões. Além disso, seu tratamento pode ser feito em adultos e crianças a partir da utilização de agulhas descartáveis, que serão distribuídas pelo corpo do paciente a fim de eliminar ou aliviar a dor.

Benefícios da acupuntura para a saúde

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura pode aliviar os sintomas de mais de 40 doenças, bem como permitir a reabilitação de pacientes em algumas sessões. Problemas gastrointestinais, como náuseas e vômitos, dependência química, bronquite, asma e, até mesmo, acidente vascular cerebral podem ser tratados a partir da técnica chinesa.

Entre os benefícios do tratamento para a saúde, a melhora da qualidade de vida é inquestionável, uma vez que a acupuntura possibilita a regulação do metabolismo e emagrecimento, controle de estresse e ansiedade e alívio de dores no geral. Confira, a seguir, as principais vantagens do método.

Alívio de dores e enxaqueca

Por oferecer soluções de tratamento analgésico e anti-inflamatório, a acupuntura facilita a atenuação de sintomas de dor nas articulações, dor nas costas, dor de cabeça crônica ou enxaqueca, por exemplo. A partir do relaxamento muscular viabilizado pela técnica, é possível aliviar a tensão e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional dos pacientes.

Regulação do metabolismo e emagrecimento

Visto que o acúmulo prejudicial de peso corresponde a um desequilíbrio nos órgãos e níveis hormonais, o tratamento com acupuntura permite a sua reestruturação, oferecendo estabilidade a pontos do baço ao fígado, que regularizam seu metabolismo. Por consequência, a técnica permite a eliminação de líquidos em excesso, gorduras localizadas, bem como a retirada de toxinas, influenciando no emagrecimento saudável.

Controle do estresse e redução de sintomas de ansiedade e depressão

Por proporcionar relaxamento, que minimiza a tensão por meio do equilíbrio das energias do corpo, a acupuntura estimula a produção de hormônios relacionados ao bem-estar. Dessa forma, é possível reequilibrar o funcionamento dos hormônios, como o cortisol, controlando o estresse e minimizando sintomas de ansiedade e depressão.

No entanto, é válido destacar que esse procedimento deve ser realizado apenas por profissionais qualificados, como em clínicas que oferecem acupuntura na Vila Olímpia, visto que o uso inadequado de agulhas pode ocasionar problemas mais graves. Além disso, em qualquer alteração ou percepção de alguma disfunção corporal, a procura por assistência especializada é fundamental, sendo necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta e acupunturista para melhorar suas condições físicas.

A SM Care atua com excelência técnica na reabilitação de pacientes com o auxílio de profissionais capacitados em serviços como acupuntura na Vila Olímpia, solucionando problemas como dores nas costas e nas articulações, problemas respiratórios, estresse, obesidade prejudicial e problemas digestivos. Saiba mais como a clínica pode auxiliá-lo de forma adequada.