Os idosos são as pessoas mais vulneráveis em relação a quedas e acidentes domésticos. Infelizmente, neste período de pandemia em que os idosos tiveram que se manter isolados e, em alguns casos, sozinhos, esses acidentes acabaram se intensificando.

Segundo um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, um terço das pessoas com mais de 65 anos sofre, no mínimo, uma queda por ano. Já os idosos entre 80 a 90 anos atingem a estatística de 40% de quedas anuais.

Esses acidentes domésticos causam contusões, lesões, torções e fraturas, o que pode comprometer seriamente a qualidade de vida do idoso. A orientação para evitar esses acidentes é adaptar os ambientes da casa para serem seguros. Boas práticas evitam o risco de quedas de idosos em até 38% de acordo com pesquisas.

 

Confira este guia com dicas simples e eficientes

 

  • Iluminação extra

Colocar um abajur ou luminária pelos ambientes da casa, como, por exemplo, sala, quarto e corredores, é uma boa estratégia para evitar que os idosos caiam. Ambientes escuros dificultam a visão dos idosos, que já pode estar prejudicada, podendo colocar em risco a segurança do idoso ao caminhar por esses locais durante a noite.

 

  • Altura dos móveis

Os móveis da casa não podem ser muito altos ou muito baixos: o ideal é que o acesso seja fácil para o idoso. Armários, despensas, mesas, sofás, cadeiras e até mesmo a cama devem ter uma altura equilibrada para que o idoso não precise elevar muito os pés ou se abaixar demais, afinal, os ossos dos idosos são mais fracos. Esforços excessivos podem resultar em quedas.

 

  • Atenção no banheiro

O banheiro é um ambiente que pode oferecer riscos aos idosos, ainda mais se o piso for liso, escorregadio ou se ficar molhado ou úmido. Para evitar quedas e escorregões no banheiro, a dica é colocar tapetes aderentes no box e ao redor da pia e vaso sanitário. Na hora do banho, ter uma cadeira é a melhor opção para o idoso lavar os pés sem perigo de escorregar e cair. Sempre mantenha o banheiro seco.

 

  • Desobstruir áreas de circulação

Por último, mas muito importante, lembre-se de evitar colocar mesas de centro, vasos de plantas, enfeites, porta revistas ou guarda-chuva nas áreas de locomoção do idoso. Esses itens podem ser obstáculos para os idosos, e, em um momento de descuido, podem acabar tropeçando e caindo.

 

Fique atento ao comportamento dos idosos

Alguns idosos não contam quando sofrem quedas enquanto estão sozinhos. É importante reparar em toda e qualquer alteração que o corpo apresentar, como por exemplo, hematomas, escoriações e cortes. Nestes casos, procurar um pronto socorro é fundamental.

 

Conheça a clínica de fisioterapia SM Care

Caso seja necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta para atividades físicas e tratamentos, a SM Care é uma clínica de fisioterapia que realiza com excelência técnica serviços de reabilitação e prevenção de lesões por meio da aplicação de diversas especialidades fisioterapêuticas. 

Os tratamentos são feitos de acordo com o mais alto padrão de qualidade, visando a reabilitação total do paciente. Na clínica de fisioterapia SM Care, você encontra diversos cuidados para a terceira idade, como o RPG, Pilates, reeducação postural e outros. Não deixe de conferir.

Confira também: Clínica de fisioterapia na zona sul