Muitas pessoas são afetadas pela dor crônica, estima-se que mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo mundo tenham esse tipo de problema. Além disso, de acordo com dados publicados na Harvard Health Publishing, 70% das pessoas que sofrem da síndrome da dor crônica são mulheres.

Esse é um tipo de problema que pode afetar a todos, mas principalmente os mais velhos. Entre as queixas mais comuns estão a enxaqueca, lombalgias e dores pélvicas. Para aliviar os sintomas, é preciso um tratamento multidisciplinar, ou seja, uma combinação de tratamentos e fisioterapia pode ajudar. Veja a seguir mais informações.

Quais são os tipos de dor crônica que existem

Quando falamos de dor crônica é preciso entender que existem vários tipos e que elas podem ser classificadas de 3 formas. Veja quais são.

  • Dor nociceptiva ou somática: É o tipo que ocorre quando há lesão ou inflamação dos tecidos. Pode ser desencadeada por pancadas, queimaduras ou infecção.
  • Dor neuropática: Causada por uma disfunção no sistema nervoso. Pessoas com neuropatia diabética ou que tiveram um AVC tendem a sofrer com esse tipo de dor crônica.
  • Dor mista ou inespecífica: Pode ser causada por distúrbios somáticos ou neuropatias, como a hérnia de disco e dor de cabeça.

 

Entre as queixas de dores crônicas mais comuns estão:

  • Artrite;
  • Dor lombar;
  • Dor causada por câncer;
  • Dor de cabeça;
  • Dores provenientes de danos no sistema nervoso;
  • Fibromialgia.

Como saber que tenho dor crônica

Para identificar se você possui uma dor crônica, preste atenção no principal sintoma que é a duração. Se a dor persiste ou recorre por mais de 3 meses ou persiste por mais de 1 mês após a resolução de uma lesão aguda ou lesão que não se cura, é um sinal de alerta. Mas o mais importante é consultar um médico para que seja feito o diagnóstico correto.

Como a fisioterapia pode ajudar com as dores crônicas

Quem sofre com dor crônica precisa de um tratamento em conjunto com algumas especialidades. Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos, mas também pode ser conciliado técnicas de relaxamento, exercício físico e outros tratamentos aplicados pela fisioterapia.

O tratamento com fisioterapia visa o fortalecimento de um grupo muscular ou a sua adequação postural. Dessa forma, é possível aliviar os sintomas reduzindo o desconforto e controlando os sintomas.

Atualmente existem vários tratamentos aplicados pela fisioterapia e o profissional deve avaliar o histórico do paciente para entender qual ou quais técnicas devem ser aplicadas. 

Técnicas da fisioterapia para tratamento da dor crônica

Conheça algumas tendências de tratamento que são eficazes para o tratamento.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica muito eficiente para tratar dor aguda e a dor crônica. Utilizando agulhas em pontos específicos do corpo é proporcionado o relaxamento do corpo. Com essa técnica o corpo libera opióides analgésicos e antiinflamatórios, serotonina e endorfina, causando efeitos positivos sobre a diminuição das dores. A acupuntura pode ser um tratamento coadjuvante com outros tratamentos da fisioterapia.

Biofeedback

Essa é uma técnica terapêutica que ensina os pacientes a como usar a mente para controlar respostas neuromusculares que geralmente são involuntárias. Com esse conhecimento, o paciente passa a ter controle maior do organismo e assim reduz a necessidade de medicamentos e identificação dos músculos tensos.

Para essa técnica é necessário que o paciente use aparelhos com sensores eletrônicos. Eles medem os processos biológicos que ajudam a identificar: reações fisiológicas, emocionais e tensão muscular.

Eletromiografia

Esse é um tipo de exame que ajuda identificar doenças e fazer um diagnóstico mais preciso do grupo muscular acometido. Dessa forma, é possível direcionar o tratamento com foco no problema, otimizando o tratamento e deixando-o mais eficaz. Esse exame detecta:

  • Neuropatias;
  • Distrofias musculares;
  • Miastenia gravis;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Esclerose lateral amiotrófica;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

 

Se você tem sofrido durante muito tempo com dor crônica e não sabe o que fazer, entre em contato conosco. O tratamento com fisioterapia pode ajudar e assim, você pode ter uma melhor qualidade de vida.