A fisioterapia buco-maxilo é uma especialidade muito importante, e que pode trazer diversos benefícios para o corpo. Acompanhe mais detalhes e saiba onde encontrar profissionais capacitados em clínica de fisioterapia em SP.

A especialidade buco-maxilo da fisioterapia visa reabilitar estruturas e músculos da face. Muito importante no pós-operatório, o tratamento pode ser fundamental para um bom resultado.

 

O que é fisioterapia buco-maxilo

Historicamente, a fisioterapia buco-maxilo, também conhecida como fisioterapia orofacial, foi reconhecida pela Câmara Técnica de Fisioterapia, em 2004, como sendo uma especialidade fisioterapêutica com técnicas e conhecimentos voltados ao tratamento de dores na face, cabeça, região cervical e região oral, além de auxiliar nas funções de articulações e dos músculos mastigatórios.

De lá para cá, essa especialidade cresceu bastante, tendo se popularizado, principalmente, graças à sua atuação em disfunções temporomandibulares, também conhecidas como disfunções de ATM.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que a especialidade atua de forma eficaz no pós-operatório de implantes dentários, cirurgias buco-maxilo-faciais, cirurgias de reconstrução da face, entre outros procedimentos operatórios.

 

Como funciona?

A fisioterapia buco-maxilo atua em duas frentes:

Imediatamente após o procedimento cirúrgico:

Ainda com o paciente dentro do centro cirúrgico, o fisioterapeuta, seguindo o protocolo cirúrgico e as orientações da equipe médica, aplica a máscara facial de crioterapia no paciente, que mantém a temperatura fria constante, resultando em menos dor e menos edemas no pós-cirúrgico. O tratamento pode durar de 24 a 48 horas, dependendo da necessidade.

Após o terceiro dia de pós-operatório

Logo após os primeiros dias de pós-operatório, o paciente já pode começar seu tratamento com fisioterapia buco-maxilo em clínica especializada na área. A primeira etapa, geralmente, consiste em técnicas de drenagem facial para combate aos edemas.

 

Passado o pós-operatório e o controle do edema

Após fazer o controle do edema, o fisioterapeuta parte para outros métodos de fisioterapia buco-maxilo, que poderão variar de acordo com o caso. Dessa forma, a cada sessão, o paciente fica mais perto de retomar atividades cotidianas por meio da resistência muscular e manutenção da força, com restabelecimento dos movimentos faciais.

Graças a essa especialidade da fisioterapia, é possível também potencializar o retorno da parestesia, se houver necessidade, além da movimentação de abertura de boca do paciente.

É claro que o sucesso do tratamento depende da capacidade do profissional, mas, em grande parte,também do comprometimento do paciente em realizar os exercícios seguindo todas as orientações, além de comparecer às sessões marcadas e fazer tudo o que for solicitado pelo fisioterapeuta.

O acompanhamento, quando feito por bons profissionais, é de extrema importância para recuperação da face no pós-operatório de procedimentos cirúrgicos.

Encontre tratamento com fisioterapia buco-maxilo em uma clínica de fisioterapia em SP

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que oferece tratamentos de fisioterapia buco-maxilo para pacientes que passaram ou ainda passarão por procedimentos invasivos na face, possibilitando uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

A clínica de fisioterapia SM Care conta com profissionais altamente capacitados, com certificação internacional, além de ampla estrutura e equipamentos de confiança para quem busca o melhor tratamento.

Durante a pandemia, a SM Care está prestando seus serviços tomando diversas precauções, sempre prezando pela saúde e bem-estar de seus pacientes. Entre em contato para maiores informações.

Confira também: Clínica de fisioterapia na zona sul