Você sabe o que é acupuntura? Essa técnica chinesa está se tornando cada vez mais reconhecida e respeitada em todo o mundo.

Para se ter uma ideia, nas Olimpíadas sempre há profissionais acupunturistas à disposição dos atletas que estão competindo.

Entenda o que é acupuntura, para quem ela é indicada e como o tratamento é feito.

O que é acupuntura?

A acupuntura pode ser compreendida como uma técnica da Tradicional Medicina Chinesa que visa harmonizar e promover o equilíbrio entre a energia que está dentro de nós e as energias do ambiente.

Ela é vista como uma alternativa para o tratamento de doenças e dores, além de agir de forma preventiva para evitar problemas futuros.

Engana-se quem pensa que a acupuntura se limita à aplicação de agulhas sobre a pele. Na verdade, ela abrange massagem, uso de ervas, alimentação, meditação e atividades físicas.

Quando a acupuntura é indicada?

Basicamente, qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo aquelas que não chegam a ter uma doença ou dores pronunciadas. Afinal, a técnica visa promover a saúde e o bem-estar em geral.

Ela também pode ser aplicada em crianças com problemas de saúde e de fundo emocional, como anemia, estresse e hiperatividade. Para elas, a técnica de eletroacupuntura costuma ser a mais indicada.

No mais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou mais de 40 patologias que podem se beneficiar da acupuntura. Algumas delas são:

  • Dores e processos inflamatórios em geral;
  • Doenças e sintomas neurológicos;
  • Doenças respiratórias;
  • Sintomas emocionais e psicológicos.

Importante: a acupuntura pode ser utilizada em mulheres grávidas, ajudando a combater os efeitos causados por variações hormonais, dores nas costas e outros desconfortos.

Como é o tratamento de acupuntura?

Primeiramente, uma avaliação é realizada levando em consideração o histórico do paciente, quais são as suas principais queixas, possíveis traumas, se há dores crônicas, a intensidade do incômodo, além de antecedentes e uso de medicamentos, tudo para compreender a pessoa como um todo.

Em seguida, é feito um exame físico em que o profissional pode solicitar exames laboratoriais e complementares, tais como ressonância magnética, raio-x, ultrassonografia ou quaisquer outros que possam auxiliar na confirmação diagnóstica.

Importante: o tratamento feito pelo profissional de acupuntura vai muito além da inserção de agulhas, como já dissemos, pois ele leva em consideração outras técnicas que podem auxiliar especificamente em cada caso.

Após toda a fase avaliativa, o profissional chega à conclusão de quais métodos e estratégias são os mais vantajosos para o caso do paciente e utiliza o que for preciso para combater dores, lidar com incômodos e tratar problemas específicos.

A acupuntura dói?

Essa é uma pergunta muito frequente nas clínicas de acupuntura sistêmica e estética. Na grande maioria dos casos, a acupuntura não dói.

A agulha possui um diâmetro minúsculo, sendo até 10 vezes mais fina do que uma agulha de injeção, e fica sobre uma camada muito superficial da pele.

Quer saber mais sobre o que é acupuntura? Acompanhe o blog da SM Care

Se você já sabe o quanto essa técnica é benéfica para a saúde e quer conhecer mais sobre o que é acupuntura, aproveite para agendar uma conversa on-line aqui pelo site.

A SM Care é especializada em acupuntura e está pronta para tirar todas as suas dúvidas.

Aqui no site, você também pode conhecer mais sobre a SM Care, clínica de fisioterapia e acupuntura, e a ampla gama de tratamentos oferecidos pela equipe de fisioterapeutas.