É importante conhecer os diferentes tipos de acupuntura na hora de conversar com um profissional sobre qual é o melhor método para auxiliar no tratamento de doenças ou promover uma melhora estética.

Conheça os diferentes tipos de acupuntura e veja onde encontrar profissionais do ramo em São Paulo.

Para que serve a acupuntura?

A acupuntura, em geral, serve para estimular o bom funcionamento do sistema imunológico e para ajudar no tratamento de alguns problemas de saúde, como:

  • Distúrbios de sono (ex.: agitação e insônia);
  • Doenças oftalmológicas (ex.: conjuntivite e catarata);
  • Doenças respiratórias (ex.: sinusite, resfriados, rinite, asma ou bronquite);
  • Problemas gastrointestinais causados pelo excesso de acidez no estômago, assim como úlcera duodenal e prisão de ventre;
  • Problemas na boca causados por gengivite, dor após extração de dente ou faringite;
  • Problemas neurológicos (ex.: dor de cabeça e enxaqueca);
  • Problemas ortopédicos (ex.: artrite reumatoide, dor ciática ou lombalgia).

Tipos de acupuntura

Acupuntura clássica (sistêmica)

A acupuntura sistêmica é considerada a mais tradicional. Ela utiliza a aplicação de agulhas finas em diferentes pontos e profundidades da pele com o objetivo de melhorar o fluxo energético do organismo.

Esse tipo de acupuntura traz diversos benefícios à saúde e auxilia no tratamento de várias doenças.

Acupressão

Nessa categoria, o profissional aplica pressão com os próprios dedos em pontos específicos do corpo, principalmente nas mãos e nos pés.

Esse é um tipo de acupuntura mais indicado para bebês, crianças ou pessoas que possuem muita aflição de agulhas.

Acupuntura auricular

Na acupuntura auricular, são estimulados pontos muito específicos e energéticos da orelha. São mais de 100 pontos que podem ser trabalhados visando o bom funcionamento dos órgãos e o equilíbrio do fluxo de energia corporal.

Eletroacupuntura

A estimulação de agulhas por impulso elétrico é chamada de eletroacupuntura. Uma das principais vantagens dessa técnica é a capacidade de estimular pontos com frequência e intensidade estáveis.

Acupuntura estética

Trata-se de um tipo de acupuntura que permite melhorar a elasticidade da pele por meio da estimulação da produção de colágeno e crescimento das células de sustentação.

Laseracupuntura

Na laseracupuntura, o profissional utiliza laser em pontos específicos do corpo, o qual funciona como um substituto às agulhas da acupuntura sistêmica.

O profissional também pode utilizar estímulos manuais, sonoros, de luz, com aplicação de ímãs, entre outros.

Cupping

Essa técnica consiste em aplicar ventosas, jarras ou xícaras em partes específicas do corpo utilizando pressão negativa.

O principal objetivo do cupping é promover a liberação do fluxo de Qi e Xue (sangue) por meio da sucção gerada pelas ventosas, jarras ou xícaras.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura?

Sim, pessoas de praticamente todas as idades podem fazer sessões de acupuntura, independentemente de ter alguma patologia ou não.

Bebês, crianças, idosos e até mesmo animais podem se beneficiar das técnicas de acupuntura, uma vez que elas ajudam no reequilíbrio energético e a diminuir variações hormonais, dores e desconfortos.

Em todo o caso, as sessões de acupuntura devem ser realizadas por fisioterapeutas habilitados, como é o caso da equipe da SM Care.

Conheça os tipos de acupuntura realizados pela SM Care

A SM Care é uma clínica de acupuntura sistêmica e estética que aplica diferentes tipos de acupuntura de acordo com o perfil e as necessidades de cada paciente.

Na SM Care, você recebe um acompanhamento totalmente individualizado, focado em promover o melhor tratamento para a sua saúde.

Conheça a estrutura da SM Care aqui pelo site e aproveite para agendar uma primeira conversa on-line.