O estresse se tornou um grande problema de saúde e cada vez mais pessoas estão se sentindo assim. É comum que muita das pessoas que sofrem com estresse, procurem a solução através de remédios, mas a acupuntura é uma solução que pode ajudar a aliviar os sintomas.

Essa terapia faz parte da medicina tradicional chinesa e segundo ela, as doenças são causadas quando o yin e yang que existem em cada corpo, está em desequilíbrio. Sendo que os principais fatores para esse desequilíbrio podem ser: emocionais, climáticos e o estilo de vida da pessoa. Entenda mais sobre essa terapia.

Conheça mais sobre a acupuntura e como ela age contra o estresse

Boa parte das pessoas já devem ter ouvido falar sobre acupuntura e logo imaginam aquelas pequenas agulhas sendo colocadas no corpo. É preciso entender que as agulhas são um instrumento importante, mas o que de fato realmente conta é em que lugar do corpo elas serão aplicadas.

Com a acupuntura é possível tratar todos os tipos de estresse, só que cada pessoa pode desenvolver um sintoma. Estes sintomas podem ser: insônia, dor no estômago e fadiga crônica. Sendo assim, o acupunturista deve avaliar a pessoa e verificar qual tratamento específico será o mais indicado. Assim, ele vai entender quais pontos energéticos ele deve aplicar as agulhas que são bem finas.

O tratamento pode começar usando pontos que são considerados genéricos, como: mãos e pés e também entre as sobrancelhas. Depois, esse tratamento pode ser avançado e focar em outros pontos específicos.

Como essa técnica funciona?

O tratamento com a acupuntura tem o objetivo de conseguir chegar ao equilíbrio. Para isso, ela ajuda na redução dos níveis de cortisol, que é o principal hormônio que contribui para elevar o estresse. Além disso, esse tratamento ajuda na liberação da serotonina, outro hormônio que ajuda na sensação de relaxamento e bem-estar.

É importante ressaltar que esse tratamento visa em resolver os sintomas que a pessoa sente. Mas para tratar o psicológico não pode ser dispensado o acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.