A reabilitação cardiovascular é indicada para pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares (DCVs).

Hoje, as DCVs correspondem à principal causa de mortes no Brasil e no mundo, o que mostra a importância da reabilitação cardiovascular para lidar com esse problema de saúde pública.

Entenda o que é a reabilitação cardiovascular, como o fisioterapeuta atua em cada fase do tratamento e de que forma encontrar profissionais especializados no assunto.

Quais são as principais doenças do coração?

As principais doenças cardiovasculares são:

  • Cardiopatia congênita;
  • Doença arterial periférica;
  • Doença cardíaca reumática (doença valvar);
  • Doença cerebrovascular;
  • Doença coronariana (doença isquêmica do coração);
  • Hipertensão arterial.

O que é a reabilitação cardiovascular (RCV)?

A reabilitação cardiovascular (RCV) diz respeito a um tratamento conduzido por fisioterapeutas, para promover mais saúde e qualidade de vida aos portadores de doenças do coração.

A RCV considera os efeitos físicos, mentais e sociais em quem possui uma cardiopatia, sendo um programa multifacetado e abrangente.

Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a reabilitação cardiovascular se baseia na prática orientada de exercícios físicos e outras técnicas voltadas à mudança no estilo de vida dos pacientes.

As fases da reabilitação cardiovascular

Sendo um tratamento complementar para quem possui doenças cardiovasculares, a RCV é composta de três fases:

1. Hospitalar

Diz respeito às primeiras ações, visando à reabilitação cardiovascular com o paciente, ainda no hospital.

O fisioterapeuta responsável pode atuar já no pré-operatório, assim como no pós-operatório, objetivando evitar complicações e fazer a manutenção de movimentos e força muscular.

2. Ambulatorial

A segunda fase está relacionada ao começo da reabilitação após a alta do hospital. Dura aproximadamente três meses e se constitui em programas desenvolvidos tendo como base ações educacionais, exercícios físicos e orientações que ajudam na adaptação ao novo estilo de vida.

O principal objetivo da fase ambulatorial é promover mais qualidade de vida ao paciente que passou por uma cirurgia do coração.

O fisioterapeuta atua na manutenção da força muscular e do condicionamento cardiorrespiratório.

3. Manutenção (supervisionada ou não supervisionada)

A fase de manutenção pode ocorrer de forma supervisionada ou não. No caso, a não supervisionada é mais indicada para pacientes cuja situação é de baixo risco, para manterem uma rotina de exercícios físicos.

De toda forma, esses pacientes podem também manter um programa de exercícios com a supervisão de um fisioterapeuta qualificado, caso queiram.

A supervisionada é indicada para pacientes que se encontram em alto risco, que precisam manter o acompanhamento contínuo em clínica de fisioterapeuta.

Em ambos os casos, a manutenção da prática regular de exercícios físicos é importante, para evitar a descompensação cardíaca.

Reabilitação cardiovascular: encontre profissionais especializados nesse tratamento

clínicas de fisioterapia em SP, como a SM Care, que contam com fisioterapeutas especializados e infraestrutura específica para promover a reabilitação cardiovascular.

Os pacientes que buscam por reabilitação cardíaca podem se beneficiar do programa de treinamento, promover mais qualidade de vida e vivenciar modificações positivas em seu quadro clínico.

Os benefícios são múltiplos, mas, para alcançá-los, é preciso ter ao lado uma equipe especializada, como a da SM Care.

Conheça a estrutura da clínica aqui pelo site e agende uma visita ou uma primeira conversa online, para tirar suas dúvidas sobre reabilitação cardiovascular.