Saiba por que estalar as costas não é um tratamento tão eficaz para vértebras, e veja como encontrar profissionais de fisioterapia para coluna.

Existe um mito entre as pessoas de que estalar as costas pode ser um bom tratamento para dores na coluna, já que supostamente colocaria as articulações na posição correta (alinhando as vértebras).

Ainda que seja uma ideia muito difundida, está errada. O estalo realmente confere uma sensação de encaixe, porém não é o que acontece.

Por que estalar as costas não é tão funcional assim?

De acordo com a fisioterapia, ainda hoje não existem estudos suficientes que comprovem os benefícios (ou malefícios) que a prática de estalar as articulações pode causar no corpo, porém, o que se sabe é que o estalo traciona a articulação, e libera a pressão que existe ali, mas nada que o corpo não possa lidar de forma natural.

Como acontece o estalo?

O estalo ocorre porque o líquido sinovial responsável pela proteção das articulações se separa por meio da pressão da força exercida sob o local, fazendo com que o selo desse fluído sinovial seja quebrado, emitindo o som do estalo.

No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região.

Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.

E como o estalo pode ajudar?

Os quiropraxistas são profissionais especializados na prática de estalar regiões do corpo, visando à utilização de técnicas manuais e enfoque nas subluxações.

Esses profissionais, que geralmente também são formados em fisioterapia, lidam com o diagnóstico na prevenção e no tratamento de problemas do sistema neuro-musculoesquelético e dos efeitos no corpo em geral.

Apenas pessoas especializadas possuem domínio sobre a anatomia humana e sabem como realizar os movimentos e pressões com total segurança, sem colocar em risco a saúde do paciente.

Ainda que a ciência não tenha comprovado uma relação direta entre os estalos e doenças articulares, como artrites, os fisioterapeutas e quiropraxistas podem ajudar muito a evitar problemas futuros.

A prática de estalar regiões do corpo pode trazer malefícios, caso o paciente esteja com algum problema maior de tensão, como na cervical, que ao ser pressionada pode levar a alguma compressão nervosa, ou até mesmo mascarar algum problema mais grave, que pode piorar futuramente.

Nesse sentido, é altamente recomendável o acompanhamento de um profissional.

O mais indicado, para evitar a tensão em todo o corpo, é manter uma dieta equilibrada, com alimentação saudável, além de praticar exercícios físicos com regularidade. Só assim é possível seguir uma vida melhor e evitar futuros problemas.

Leia também como é possível melhorar sua postura

Encontre profissionais para alívio de tensão e fisioterapia para coluna

É fundamental procurar orientação profissional antes de estalar o corpo ou utilizar métodos similares, como massagem, a fim de evitar a tensão e outros problemas. A fisioterapia para coluna é uma área da saúde que envolve muito estudo e demanda profissionais qualificados.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com uma equipe de profissionais especializados em dores na coluna, estando prontos para atender às individualidades de cada paciente.

Navegue pelo site para conhecer melhor a SM Care e entre em contato para tirar suas dúvidas.

Confira também: Clínica de fisioterapia na zona sul