Você acordou com dor nas costas e não sabe o que fazer? Esse é um problema cotidiano na vida de muitos brasileiros.

Levantar da cama com dor nas costas é uma sensação horrível e atrapalha tanto a rotina quanto o rendimento no trabalho.

O primeiro passo é procurar um médico para saber a causa. Em seguida, um profissional de fisioterapia saberá orientar o tratamento mais adequado.

Veja quais podem ser as causas e o que fazer de imediato para aliviar a dor nas costas.

Principais causas das dores nas costas

As principais causas incluem:

  • contratura muscular;
  • doenças respiratórias;
  • dor ciática;
  • gravidez;
  • hérnia de disco;
  • lesão muscular;
  • má postura;
  • pedra nos rins;
  • problemas de saúde, como escoliose, cifose, lordose e artrose.

O que fazer para aliviar a dor nas costas?

Algumas técnicas são fáceis de realizar e podem ajudar a aliviar a dor nas costas antes de você dar início ao tratamento de fisioterapia. Acompanhe:

Aplicar compressa morna

Uma compressa morna pode aliviar a dor nas costas. Coloque-a em cima da região dolorida e deixe agir por cerca de 20 minutos.

Massagear as costas

Após a compressa morna ou um banho quente, é recomendável fazer uma massagem.

Se não tiver para quem pedir, você pode aplicar uma automanobra com as próprias mãos e um pouco de creme, fazendo movimentos circulares na região com dor.

Dormir e descansar na posição correta

Quem está tendo uma crise de dor nas costas precisa repousar de forma adequada, para não piorar o quadro.

Você pode se deitar de lado ou de barriga para cima (nunca de bruços), com a cabeça apoiada em um travesseiro que não seja muito macio.

É recomendável acomodar outro travesseiro entre as pernas, na altura dos joelhos ou debaixo deles (se a pessoa estiver de barriga para cima).

Procurar formas de reduzir o estresse e a ansiedade

Estresse e ansiedade são dois fatores que comprovam a tensão muscular e, consequentemente, a dor nas costas.

É importante procurar formas de aliviar essa tensão. A prática de atividades físicas e de meditação e fazer terapia ajudam bastante a melhorar o quadro.

No mais, você pode utilizar duas gotinhas de óleo essencial de lavanda no travesseiro para ajudar a acalmar e a dormir melhor.

Fazer alongamento

Os alongamentos são importantes para todas as partes do corpo, inclusive as costas, ajudando a diminuir a tensão muscular.

Importante: muitas pessoas tomam remédios por conta própria para aliviar a dor nas costas, mas esse hábito pode camuflar a origem da dor e dificultar o diagnóstico correto. Antes de tomar qualquer analgésico ou anti-inflamatório, procure um médico.

Dor nas costas: quando procurar um fisioterapeuta?

Se você acordou com dor nas costas, o primeiro passo é procurar um médico, para que faça o diagnóstico e identifique a causa.

Em seguida, é recomendável procurar um fisioterapeuta o quanto antes, principalmente se a dor for frequente ou intensa, impedindo de realizar movimentos rotineiros ou de trabalhar.

O fisioterapeuta é o profissional capaz de orientar o tratamento mais adequado, a depender das especificidades de cada caso, e a SM Care é uma clínica de fisioterapia que conta com profissionais especializados em dor nas costas.

Aproveite para conhecer a estrutura da SM Care aqui pelo site e agende uma primeira conversa on-line, para tirar suas dúvidas sobre dor nas costas.

Confira também: exercícios de RPG para escoliose