Veja como se prevenir para não sofrer com dores nas costas futuramente, e conheça o papel da fisioterapia para a coluna para a prevenção e tratamento.

Realizar atividades cotidianas, tais como trabalhar, dirigir, carregar peso, cuidar da casa (o que inclui varrer, organizar, cozinhar, entre outras atividades domésticas) acaba culminando em doenças e dores na coluna. Veja como se prevenir e qual o papel da fisioterapia nesse cenário.

Como evitar dores na coluna com postura correta:

 

Cuidado ao carregar sacolas, bolsas e malas

Quando não é possível evitar o uso de bolsas e sacolas pesadas, é preciso distribuir igualmente o peso entre os dois braços. Sobrecarregar apenas um lado do corpo pode levar a um desvio de coluna.

Exercícios físicos são fundamentais

Exercícios físicos são parte integrante de uma rotina que tem por objetivo o bem-estar da coluna e a prevenção de lesões. Eles fortalecem a musculatura da coluna, o que, automaticamente, ajuda a melhorar a postura e faz com que as costas não sejam sobrecarregadas.

Atenção à postura correta ao dormir

Até mesmo durante a noite é possível tomar medidas para evitar dores na coluna. Prefira travesseiros de altura intermediária, nem muito altos, nem baixos. Evite dormir com mais de um travesseiro, já que o excesso de altura deixa as costas em posição incorreta.

Quem tem costume de dormir de lado pode colocar um travesseiro entre os joelhos. Importante lembrar que passamos horas dormindo e, por isso, se deitar em posição incorreta pode causar diversos desconfortos futuramente.

Realize alongamentos

Quanto mais o corpo se alongar, melhor. Os alongamentos auxiliam na prevenção e diminuição de dores nas costas. Até mesmo se espreguiçar ajuda e muito no processo de alongamento como prevenção.

Atenção: evite o salto alto

Além de favorecer o aparecimento de varizes por prejudicar a circulação, o uso de salto alto também faz mal aos joelhos e à coluna. Seu uso deve ser evitado ao máximo.

Se agache para levantar coisas do chão

É muito comum ver pessoas inclinando a coluna para pegar algo que está no chão. Esse hábito está incorreto e pode ocasionar dores nas costas e até mesmo gerar lesões. O correto é agachar dobrando os joelhos e deixando a coluna sempre reta, principalmente se for para erguer um objeto pesado.

fisioterapia para coluna

Sentar-se corretamente também é necessário

O bumbum deve sempre encostar no fundo da cadeira, de forma que as pernas se alinhem em um ângulo de 90º. Para tal, regule a cadeira e sempre evite cruzar as pernas. Se a cadeira não for regulável, é possível utilizar um apoio para pés.

Quem costuma ficar sentado por muito tempo deve procurar se levantar de vez em quando e andar um pouco, nem que seja para ir até o banheiro ou bebedouro. Além de arejar a mente, essas caminhadas ajudam a evitar dores na coluna, pois preservam as costas.

A prevenção contra dores nas costas começa com pequenas ações no dia-a-dia. Por isso, é muito importante pensar na postura durante qualquer atividade. Ações diárias impactam diretamente na saúde da coluna, e a falta de prevenção é maior erro dos pacientes, sendo a fisioterapia uma das formas de reverter esse quadro e até mesmo evitar lesões futuras.

Evite e combata dores nas costas com auxílio de clínica de fisioterapia

A SM Care é uma clínica de fisioterapia para coluna e está preparada para auxiliar na prevenção e tratamento de dores nas costas. Sua atuação se dá por meio de exercícios específicos, que são sempre orientados por profissionais capacitados.

Confira também: Clínica de fisioterapia na zona sul