A tendinite é uma inflamação presente em um tendão, espécie de corda fibrosa responsável por fixar os músculos aos ossos. Ele é muito importante para transferir a força que um músculo faz para mover um osso.

Quando um tendão está inflamado, tende a causar muita dor no local, chegando a incapacitar o paciente. Nesse sentido, a fisioterapia para tendinite é fundamental no tratamento.

Saiba mais sobre essa condição e veja por que é tão importante investir em sessões de fisioterapia para tendinite.

Quais são os tipos de tendinite?

Os principais tipos de tendinite são:

  • Tendinite no ombro;
  • Tendinite no joelho;
  • Tendinite no punho;
  • Tendinite na mão;
  • Tendinite no cotovelo;
  • Tendinite no pé;
  • Tendinite no quadril;
  • Tendinite de Quervain (condição que afeta tendões do punho e se dirige ao polegar);
  • Tendinite calcária (calcificação do tendão).

Quais são os principais sintomas?

Entre os principais sintomas, podem-se destacar:

Dores que dificultam os movimentos

A depender do local e da gravidade da inflamação, a pessoa acometida pode ter dificuldade para andar, sentar-se, elevar os braços, subir escadas ou segurar objetivos.

Perda de força

O paciente pode chegar a sentir que sua força está afetada e já não consegue realizar atividades como antes. Esse sintoma é mais comum em casos crônicos ou graves.

Vermelhidão e inchaço

Em decorrência da inflamação, substâncias como citocinas e prostaglandinas são liberadas no local, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e o acúmulo de líquidos, o que causa inchaço e vermelhidão.

Como é feito o tratamento para tendinite?

O tratamento para tendinite costuma ocorrer com a prescrição médica de anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia.

Na fisioterapia para tendinite, o profissional pode lançar mão de recursos como compressas geladas, ultrassom, massagens no local e exercícios específicos para fortalecimento muscular e alongamento, visando aliviar a inflamação do tendão afetado e, consequentemente, a dor.

A fisioterapia para tendinite tem como objetivo recuperar a força do paciente e promover o movimento normal do local afetado. O ultrassom, por exemplo, pode ser realizado com uma mistura de gel e anti-inflamatório, mas essa necessidade só é atribuída por um fisioterapeuta.

A frequência das sessões de fisioterapia para tendinite depende da gravidade de cada caso, podendo ocorrer diariamente, cinco vezes por semana ou conforme a necessidade do paciente. Quanto mais próximas as sessões, melhores são os resultados.

Benefícios da fisioterapia para tendinite

As sessões de fisioterapia para tendinite só podem ser orientadas por profissionais de uma clínica de fisioterapia devidamente habilitada e estruturada para receber os pacientes e realizar ultrassom, laser, terapias manuais e exercícios, como é o caso da SM Care.

Somente um fisioterapeuta sabe qual é o melhor método para o seu caso, mas, independentemente disso, os benefícios da fisioterapia para tendinite envolvem:

  • Ajudar a alongar e fortalecer o músculo, diminuindo a sobrecarga do tendão;
  • Prevenir o surgimento de novas crises agudas;
  • Reduzir o estresse no local afetado pela tendinite;
  • Restaurar o movimento natural das estruturas afetadas.

Conheça a SM Care e não sofra mais com as dores da tendinite. Agende uma primeira conversa aqui pelo site e saiba como nossos especialistas podem te ajudar.