A técnica RPG Souchard recebe esse nome porque quem a criou foi o fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, após 15 anos de pesquisa em biomecânica. Quando concluiu seu estudo em 1981, o fisioterapeuta lançou o livro O Campo Fechado e viajou pelo mundo todo divulgando e ensinando seu método.

Cabe dizer que o termo reeducação postural global já era utilizado pelo campo da fisioterapia muito antes de Souchard desenvolver sua técnica, mas a sigla RPG foi mencionada pela primeira vez em sua obra.

Muitas pessoas se referem ao método apenas como RPG, porém há outros tipos, já que a técnica serviu como ponto de partida para que outros ramos da fisioterapia criassem suas próprias abordagens terapêuticas. Por isso, caso deseje realizar esse tipo de RPG em especial, é importante mencionar que se trata do método Souchard – o qual você pode conhecer mais a seguir.

O que é RPG Souchard?

RPG Souchard é uma técnica fisioterapêutica que visa prevenir e tratar alterações na coluna por meio de posturas estáticas, capazes de fortalecer e alongar os músculos, a fim de realinhar todo o corpo.

Souchard parte do princípio de que toda a nossa musculatura está interligada, de modo que, se um problema atingir determinado músculo, o sistema muscular como um todo reagirá para compensá-lo. Isso pode gerar curvaturas e contrações nos músculos, o que, consequentemente, causa as desarmonias corporais.

Por isso, a RPG Souchard não tem como objetivo apenas aliviar a dor do paciente, mas sim identificar qual é a causa do comprometimento da cadeia muscular, a fim de tratar tanto a origem quanto as consequências do problema.

Quais são os benefícios da RPG Souchard?

A RPG Souchard oferece uma série de benefícios à nossa saúde, como:

  • Eliminação da dor nas costas, no ciático, na cabeça e na mandíbula;
  • Correção da coluna, pé plano e posicionamento dos joelhos, cabeça e ombros;
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Aumento da consciência corporal, flexibilidade e coordenação motora;
  • Resultados duradouros ou definitivos.

Quais são os 3 princípios da RPG Souchard?

A RPG Souchard é fundamentada em 3 princípios fundamentais:

  • Individualidade: cada pessoa sente e reage de uma forma diferente a um mesmo problema, devendo o tratamento ser personalizado;
  • Causalidade: o tratamento não visa tratar apenas a dor, mas a causa dela;
  • Globalidade: trata o corpo de forma integral, pois ele é todo interligado.

Quais doenças podem ser tratadas com RPG Souchard?

A RPG Souchard pode tratar doenças:

  • Ortopédicas: joelhos valgos (virados para dentro, formando um “x”) ou joelhos varos (virados para fora), joanetes, pés planos (toda a superfície do pé toca o chão) ou cavos (o centro do pé não toca o chão), escoliose (curvatura anormal da coluna), dores cervicais, dorsais e ciáticas;
  • Neurológicas: hérnia de disco e labirintite;
  • Reumatológicas: artrite, artrose, bursite e tendinite;
  • Respiratórias: asma e bronquite;
  • Oculares: estrabismo;
  • Somáticas: estresse, distúrbios circulatórios (isquemia, trombose, embolia) e gastrointestinais (refluxo, gastrite, prisão de ventre).

Descubra se a RPG Souchard é a técnica ideal para você

A SM Care tem como missão realizar, com excelência técnica, serviços de reabilitação e prevenção de lesões por meio da aplicação de diversas especialidades fisioterapêuticas, sendo uma delas a RPG Souchard.

Agende uma avaliação na SM Care, clínica de fisioterapia, e saiba se a RPG Souchard é o método terapêutico apropriado para o seu caso.