A fisioterapia para hérnia de disco lombar, que pode causar muita dor ao paciente, abarca tratamentos muito específicos.

A hérnia de disco lombar é uma doença degenerativa que afeta a coluna vertebral baixa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a patologia chega a afetar 6 milhões de brasileiros.

O número de pessoas diagnosticadas com hérnia de disco tende a continuar muito alto em decorrência do estilo de vida da população. Por isso, é importante compreender como funciona o tratamento. Acompanhe! 

Como funciona a fisioterapia para hérnia de disco lombar?

O programa de fisioterapia para hérnia de disco lombar começa logo após o diagnóstico, quando o profissional, juntamente com o paciente, analisa as particularidades do caso e faz uma avaliação completa para determinar as estratégias mais adequadas.

É importante salientar que essa precisa ser orientada e acompanhada de perto por um profissional habilitado, que realiza as manobras de acordo com as queixas e perfil do paciente.

Além de exercícios físicos para fortalecimento da região, podem ser adotadas técnicas como termoterapia com calor, massagem, laser e correntes analgésicas.

Objetivos

Os principais objetivos da fisioterapia para hérnia de disco, principalmente na fase inicial, consistem em controlar as dores musculares para que o paciente possa realizar suas atividades cotidianas normalmente.

Em um segundo momento, o objetivo do tratamento é focado na recuperação funcional global com o intuito de melhorar a mobilidade da coluna e a força dos músculos.

No mais, um terceiro objetivo da fisioterapia para hérnia de disco é promover um programa de reabilitação com diminuição da pressão sofrida pela estrutura alterada, ou seja, pelo disco intervertebral localizado na lombar.

Atenção: cada um dos três objetivos citados demanda trabalhos bem específicos, sempre adaptados às necessidades de cada paciente, a fim de mitigar riscos e complicações maiores que possam ser causadas pela doença com o passar do tempo.

Principais benefícios da fisioterapia para o tratamento da hérnia de disco

Os principais benefícios do tratamento fisioterapêutico para a hérnia de disco lombar são:

  • Alívio da dor na região lombar e em outros locais para onde a dor pode irradiar, como braços ou pernas, por exemplo;
  • Aumento da flexibilidade corporal e da amplitude de movimentos;
  • Redução da necessidade de analgésicos para controle da dor;
  • Aumento da resistência física;
  • Alternativa à cirurgia na coluna.

 Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento para hérnia de disco lombar em uma clínica de fisioterapia, é preciso adotar alguns cuidados para evitar novos episódios de dor intensa, como:

  • Consumir alimentos considerados anti-inflamatórios (como gengibre e salmão) com certa frequência para auxiliar durante uma possível crise;
  • Se for preciso se abaixar, é fundamental dobrar as penas ao invés de curvar as costas para frente;
  • Dormir sempre na posição indicada pelo fisioterapeuta;
  • Evitar longos períodos (mais de 2h) em uma mesma posição, fazendo intervalos para se movimentar;
  • Realizar caminhadas ou outro tipo de exercício físico (liberado pelo fisioterapeuta), visando diminuir a rigidez da coluna;
  • Evitar ficar em sofás ou cadeiras muito macias e baixas, e investir em um colchão que seja mais firme para apoiar a coluna.

Quer saber mais sobre tratamentos de fisioterapia para a saúde da sua coluna? Conheça a SM Care e agende uma primeira conversa on-line aqui pelo site.