A fisioterapia pode ser indicada para a redução de diversos tipos de dores, desde as mais simples até as mais complexas, pois existem técnicas variadas que trabalham as funções do corpo humano em busca de fornecer maior conforto, força e bem-estar.

Confira o que separamos para você neste artigo e entenda melhor sobre como a fisioterapia pode ser uma aliada em momentos de dor.

Fisioterapia para dor é indicada?

Técnicas de fisioterapia para dor são indicadas em diversos casos, pois elas têm um papel significativo na busca pelo alívio das dores dos pacientes, agindo como complemento a terapias medicamentosas.

Além disso, a fisioterapia também pode ser usada como tratamento principal para oferecer melhora na qualidade de vida das pessoas.

Como a fisioterapia pode ajudar no alívio de dores?

A fisioterapia tem grande capacidade de auxiliar no combate às dores e às limitações que elas causam, sendo uma ótima alternativa para que pacientes não precisem utilizar constantemente medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos em casos de dores crônicas.

Nesse sentido, o uso de intervenções fisioterapêuticas pode contribuir para:

  • Tratar e prevenir deformidades das articulações;
  • Aumentar e manter a força muscular;
  • Expandir a amplitude de movimentos;
  • Diminuir quadros inflamatórios.

O que causa a dor? 

A dor não é uma doença, mas sim um sintoma que pode decorrer de diversas causas, principalmente após inflamações, tumores, traumas, cirurgias, infecções e demais questões originadas em condições médicas e doenças.

Muitas vezes a dor pode ser causada em razão de problemas no sistema nervoso, como as neuropatias, que costumam ser as dores mais severas. Outros quadros de dor podem ser originados em decorrência de dilatações viscerais e musculares, espasmos ou por estruturas adjacentes que comprimem as raízes nervosas.

Além disso, existe a possibilidade de pacientes relatarem dores que não têm causas fisiopatológicas e que provavelmente têm origens psicológicas – esse tipo de dor, inclusive, não é rara.

Como a dor pode impactar no dia a dia?

Uma pessoa que sente dor enfrenta desafios diários, pois muitas vezes os quadros álgicos, ou seja, quadros de dor, limitam e reduzem a capacidade corporal de movimentos, o que impacta a vida profissional, pessoal e social.

O impacto também pode ir além da própria pessoa que está sentindo dores, pois os familiares, amigos e indivíduos ao redor podem sofrer reflexos das limitações da dor de uma pessoa, seja pela necessidade de auxiliá-la em tarefas cotidianas ou pelo sofrimento psicológico envolvido.

Dessa forma, a utilização de tratamentos de fisioterapia para dor sempre podem ser considerados e avaliados por um profissional para verificar a aplicação em cada caso, a fim de ajudar o paciente.

O ideal é procurar uma clínica de fisioterapia, pois esse é o local especializado nesse tipo de abordagem, onde o paciente encontra profissionais capacitados para realizar uma avaliação completa e detalhada, definindo qual é o melhor caminho de tratamento.

Caso você precise de fisioterapia para dor, conheça a SM Care e fale com nossos profissionais.