A fisioterapia tem inúmeras funções e pode ser orientada para diferentes objetivos. Ainda que ela seja frequentemente associada a tratamentos de recuperação, também pode diagnosticar, corrigir e prevenir dores, lesões nos músculos e demais problemas que, de alguma forma, atingem os movimentos, órgãos e funções do corpo humano.

Seja para restaurar, desenvolver, alinhar ou manter a capacidade física, a fisioterapia é indicada para todas as idades e para todas as pessoas que buscam uma melhora significativa na qualidade de vida. 

Continue a leitura e descubra mais sobre os benefícios dessa área tão importante para a saúde física e mental.

O que é fisioterapia?

Embora algumas técnicas de fisioterapia sejam conhecidas e praticadas desde os primórdios da história, com destaque para a Grécia Antiga, foi por volta de 1951 que a fisioterapia começou, de fato, a ser regulamentada no Brasil, quando surgiu o primeiro curso de formação profissional.

Hoje, a fisioterapia é reconhecida como uma importante ciência que mantém, desenvolve, reabilita, trata e busca promover o pleno funcionamento dos órgãos e sistemas do organismo humano. Assim, o curso superior prepara o profissional por meio de unidades curriculares que estudam a fisiologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, sinergia corporal e outros ramos da medicina.

Além da busca por resultados concretos no tratamento e recuperação de lesões, por exemplo, a fisioterapia também proporciona um aumento considerável na confiança, autoestima e bem-estar em geral.

Para que serve?

Conforme mencionamos, a fisioterapia serve para inúmeras situações, desde o tratamento de uma simples dor no ombro, passando pela prevenção de riscos de lesões e preparação para práticas esportivas, até a recuperação pós-acidentes ou determinadas doenças.

A partir de técnicas e exercícios específicos, essa especialidade consegue tratar e, em alguns casos, até mesmo curar diversas situações, tais como:

  • Contusões provocadas por acidentes ou práticas esportivas;
  • Sequelas de traumatismo craniano, acidente vascular cerebral (AVC), amputações e fraturas;
  • Problemas respiratórios ocasionados por doenças pulmonares, como asma, bronquite e Covid-19;
  • Enfraquecimento do assoalho pélvico.

Quais são as técnicas utilizadas na fisioterapia?

A fisioterapia conta com técnicas para serem aplicadas e trabalhadas conforme o diagnóstico e condição do paciente. Nesse sentido, com exercícios físicos, massagens, repetição de certos movimentos e uso do calor, do frio e da água, é desenvolvido todo um plano para que o paciente seja reabilitado da melhor forma possível.

Nesse sentido, considerando as necessidades individuais dos pacientes, há abordagens e métodos fisioterapêuticos específicos, como, por exemplo:

Principais benefícios para a saúde e qualidade de vida

Os benefícios e vantagens para a saúde física, mental e emocional que a fisioterapia pode proporcionar são inúmeros, podendo impactar diretamente a qualidade de vida do paciente. Confira alguns deles:

  • Correção da postura;
  • Diminuição de dores;
  • Prevenção de possíveis lesões;
  • Recuperação de movimentos;
  • Tratamento de doenças crônicas e insônia;
  • Suporte para um treino físico adequado e eficiente;
  • Melhoria de doenças respiratórias;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico.

Como saber se preciso de fisioterapia?

Observe o seu corpo. Se você sente alguma dor, incômodo, limitação física ou apenas esteja suspeitando de que há necessidade, procure por uma clínica especializada em fisioterapia.

O fisioterapeuta é habilitado para avaliar, diagnosticar e solicitar exames. Além disso, é com esse profissional que será criado o plano de tratamento fisioterapêutico do paciente.

Outra forma de saber se você precisa de fisioterapia é a partir de um encaminhamento médico ou em situações em que há um plano de ação entre o médico, o fisioterapeuta e diversos outros profissionais de saúde que atuam com um objetivo específico.

A SM Care é uma  clínica de fisioterapia que conta com uma equipe altamente qualificada e especializada em fisioterapia. Proporcionamos um atendimento personalizado e buscamos oferecer a excelência em nossos serviços e tratamentos. Navegue pelo site para conhecer nossa clínica e agende uma avaliação!