A fisioterapia respiratória é uma especialidade da área que pode ser utilizada tanto como forma de prevenção, como tratamento para doenças que afetam o sistema respiratório. 

Para realizar esse tipo de tratamento, somente um fisioterapeuta pode realizar e isso pode ser feito em casa, no hospital, em uma clínica ou até mesmo no trabalho. quer saber mais sobre a fisioterapia respiratória? Então continue lendo esse artigo.

Para quais tipos de problemas a fisioterapia respiratória pode ajudar

A fisioterapia respiratória tem como objetivo melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o corpo. Dessa forma, é possível liberar as vias respiratórias de secreções o que aumenta a capacidade ventilatória do pulmão.

Ela ajuda no tratamento de doenças como:

  • Bronquite;
  • Asma;
  • Tuberculose;
  • Insuficiência respiratória.

Além disso, também é muito útil em pacientes que passaram por uma cirurgia cardíaca, torácica ou abdominal, pois a fisioterapia respiratória pode ajudar a evitar uma atelectasia ou pneumonia, por exemplo.

Conheça exemplos de como é feita a fisioterapia respiratória

Esse tipo de técnica conta com diversos exercícios que podem ser realizados e isso vai depender de cada caso. Por isso, é preciso o fisioterapeuta avaliar para entender o que pode ser feito. Veja alguns exemplos de exercícios abaixo:

  • De pé, o paciente deve colocar as mãos à frente e começar a inspirar pelo nariz. Durante essa respiração, o paciente abre os braços horizontalmente, como se estivesse se preparando para um grande abraço e soprar o ar pela boca devagar enquanto traz os braços novamente para frente do corpo.

Outros exercícios podem ser realizados usando uma bola, bastão ou até mesmo deitado. A frequência e número de repetições também vai depender da avaliação do fisioterapeuta para entender a necessidade do paciente.

Veja os benefícios desse tratamento

Confira quais são os principais benefícios:

  • Combate à dificuldade respiratória;
  • Desobstruir e limpar melhor as vias aéreas;
  • Ajuda a diminuir o tempo de internação no hospital;
  • Melhora da troca gasosa;
  • A chegada do oxigênio para todo o corpo fica mais fácil.

Lembrando que esse tipo de tratamento também pode ser realizado de forma preventiva. Então, não é preciso ter algum problema de saúde respiratória para começar a fazer.

Qualquer pessoa pode fazer fisioterapia respiratória?

Sim, qualquer pessoa pode fazer fisioterapia respiratória, sempre contando com a avaliação médica. Por exemplo, ela pode ser feita ainda na infância na pediatria e neonatologia, isso porque esse é um público que é muito suscetível a ter problemas pulmonares e o tratamento ajuda a eliminar secreções e na melhora da respiração.

Também é recomendada para pessoas idosas, que também podem desenvolver problemas respiratórios com mais frequência. Sendo assim, se começar o tratamento de forma preventiva, diminui a chance de sofrer com alguns desses tipos de problemas ou contribui para uma melhora mais rápida.