Acompanhe de perto tudo o que você precisa saber sobre tendinite e veja como tratar a doença com fisioterapia específica para tendinite.

A tendinite é uma doença inflamatória que atinge os tendões. Pode ser decorrente de esforço repetitivo, excesso de peso ou até mesmo consequência de uma alimentação incorreta.

Os tendões são fibras que ficam acopladas entre os músculos e os ossos. Todo ser humano conta com três tendões em cada parte dobrável do corpo. Muitas vezes, tais tendões acabam passando por algum tipo de processo inflamatório, dando origem à tendinite, que pode ter duas causas: a química e a mecânica.

Causas para a tendinite

A causa mecânica, como já é de se imaginar, é provocada por esforços repetitivos e prolongados, ou ainda pela presença de excesso de peso.

A causa química, por sua vez, é ocasionada pela ingestão de algumas toxinas, o que acontece devido uma alimentação incorreta. Também pode acontecer quando os tendões e músculos não estão completamente drenados, levando à desidratação.

Tratamento da tendinite

O tratamento para a tendinite vai depender da gravidade da situação. Existem quadros em que apenas a prescrição de alguns anti-inflamatórios é o suficiente, enquanto em outros é preciso imobilizar o membro com talas ou até mesmo gesso.

Em casos mais graves, é preciso fazer a aplicação local de corticóides. De toda forma, é sempre altamente recomendável ao paciente fazer repouso e procurar por sessões de fisioterapia para tendinite. No caso da tendinite de origem química, o médico provavelmente indicará uma dieta alimentar especial.

Fisioterapia para tendinite

O tratamento com fisioterapeuta é muito importante para os casos de tendinite, já que é possível utilizar-se de vários recursos, como compressas, massagens, ultrassom e exercícios para o alongamento e fortalecimento dos músculos. Dessa maneira, há um alívio na inflamação e dor do tendão afetado, garantindo o movimento e a força da área.

O ultrassom, por exemplo, pode ser realizado por meio da utilização de produtos específicos e aparelhos que visam diminuir o processo inflamatório do local afetado. A aplicação deve ser feita por profissional de fisioterapia especializado.

As sessões de fisioterapia devem ser ministradas de acordo com a gravidade da situação, podendo ser realizadas diariamente, cinco dias na semana ou de acordo com a indicação do profissional.

De toda forma, quanto mais sessões puder realizar, melhores serão os resultados da fisioterapia para tendinite.

Quando o paciente não segue o tratamento à risca e não leva as sessões de fisioterapia com responsabilidade e assiduidade, ele pode sofrer com sequelas da tendinite.

A longo prazo, a inflamação pode ocasionar um rompimento do tendão, levando a dores fortes e à incapacidade de trabalhar ou realizar qualquer atividade física.

fisioterapia para tendinite

Como se prevenir contra a tendinite:

  • Alongar bem antes de começar uma rotina de exercícios;
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada;
  • Sempre aquecer o corpo antes de qualquer atividade física;
  • Procurar auxílio de um profissional e seguir todas as orientações dadas;
  • Realizar pausas durante o expediente de trabalho para se alongar.

Encontre tratamento de fisioterapia para tendinite e combata a doença com auxílio profissional

A SM Care é uma clínica que oferece sessões de fisioterapia para tendinite, buscando sempre diminuir o incômodo causado pela doença e devolver a qualidade de vida aos seus pacientes.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a SM Care e veja como seu time de profissionais pode auxiliar no tratamento para tendinite.

Confira também: Papel da fisioterapia no pós-operatório de cirurgia plástica