Acompanhe a importância da fisioterapia no pós-operatório e veja onde encontrar clínica de fisioterapia para pós Operatório Cirurgia Plástica na Vila Olímpia.

A importância da fisioterapia no pós-operatório

A atuação dos profissionais de fisioterapia em pré e pós-operatórios tem se apresentado como uma ferramenta de auxílio poderosa, tanto na preparação dos pacientes para o procedimento cirúrgico quanto na busca por diminuir os desconfortos pós-cirúrgicos, assim como acelerar a recuperação, tornando o pós operatório Cirurgia Plástica o mais confortável possível.

Hoje, médicos e fisioterapeutas trabalham em conjunto visando ao benefício do paciente e, dessa forma, preservar todas as suas funções vitais e diminuir o período de recuperação, tornando-o o mais confortável possível.

A importância da fisioterapia no pós-operatório de cirurgias plásticas

As pessoas que passam por procedimentos cirúrgicos plásticos podem ter que enfrentar pós-operatórios desconfortáveis, e ainda que haja um período de recuperação específico para cada cirurgia plástica, é através da fisioterapia que o paciente encontrará uma forma mais rápida de voltar para a sua rotina.

O trabalho do fisioterapeuta também visa a evitar quaisquer complicações no decorrer do procedimento (pré e pós-operatório), através de orientações simples (como postura, atitude de movimento que pode ser feito, entre outros) e também de sessões para progressão gradual de retorno às atividades físicas.

Nesse sentido, é de extrema importância que haja confiança nos profissionais envolvidos, para garantir o sucesso da recuperação após a cirurgia.

Também é fundamental ressaltar que o envolvimento e dedicação do paciente durante o procedimento pós operatório cirurgia plástica é determinante, pois sua conduta mediante o tratamento, bem como cumprimento das orientações dadas pelo fisioterapeuta, ajudarão a alcançar o resultado final desejado.

Benefícios da fisioterapia no pós-operatório

O tratamento com fisioterapeuta no pós-operatório de uma cirurgia plástica é importante para:

  • Evitar e combater dores e hematomas;
  • Acelerar a recuperação;
  • Reduzir a inflamação;
  • Incentivar a regeneração dos tecidos;
  • Trabalhar a sensibilidade local;
  • Possibilitar a reparação dos tecidos;
  • Prover a reintegração mais rápida à rotina diária.

A fisioterapia durante o pós-operatório ainda auxilia para que o paciente recupere toda a sua capacidade respiratória, muitas vezes prejudicada pelas dores resultantes da cirurgia.

Principais tratamentos fisioterapêuticos no pós-operatório

Existem diversos tratamentos utilizados através de fisioterapia para amenizar os sintomas do pós-operatório. Entre eles é possível citar:

Atuação fisioterapêutica no pós-operatório: o tratamento com fisioterapeuta no pós-operatório fornece uma melhora significativa na circulação e aparência da pele, além de combater nodulações fibróticas (ou fibrose) e diminuir a incidência de edemas, assim como de possíveis aderências teciduais.

Além disso, atua na rapidez com que áreas com hipoestesia (pouca sensibilidade) voltem ao normal. O tratamento com sessões de fisioterapia fornece uma redução de possíveis complicações, assim como o retorno mais breve do paciente à sua rotina.

Drenagem linfática: essa técnica de massagem manual se destaca no pós-operatório já que auxilia o organismo a estimular a circulação sanguínea para evitar nevrose, estimular a circulação linfática (consequentemente melhorando o metabolismo celular), acelerar a cicatrização e recuperação, além de evitar edemas.

Fisioterapia dermato-funcional: trata-se de um segmento da fisioterapia que, em conjunto com o médico cirurgião plástico, fornece ao paciente uma recuperação mais rápida e saudável. O fisioterapeuta utiliza-se de recursos físicos e meios terapêuticos com o intuito de oferecer os melhores resultados e os menores riscos através de cuidados especialmente aplicados ao paciente.

Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que oferece tratamento individualizado ao paciente, de acordo com os objetivos e tipo de cirurgia plástica a qual ele deverá se submeter.

Marque uma consulta para saber mais sobre fisioterapia no pós-operatório, clique aqui.

Veja mais: Acupuntura Vila Olímpia | Travesseiro para Dor nas Costas | Pós Operatório Cirurgia Plástica