A fisioterapia pós-Covid é orientada por profissionais visando à redução de complicações causadas pelo novo coronavírus.

Tendo em vista que a Covid-19 compromete o aparelho respiratório e pode causar limitações físicas, a fisioterapia pós-Covid tem muito a contribuir para atenuar os sintomas causados pela doença.

Atuação da fisioterapia pós-Covid

Após o ciclo de reabilitação da doença, o paciente pós-Covid passa por avaliações médicas e, se for necessário, é encaminhado ao fisioterapeuta para dar início ao tratamento.

Nesse sentido, a atuação da fisioterapia pós-Covid acontece a partir de técnicas, exercícios e utilização de equipamentos para diagnosticar possíveis sintomas, sequelas e demandas do paciente.

São feitos testes motores para verificar possíveis paralisias e outros problemas ligados à respiração e, até mesmo, à qualidade do sono.

A partir disso, o fisioterapeuta elabora um programa de tratamento individualizado, levando em consideração as necessidades e individualidades de cada caso. Nesse programa, há alguns exercícios básicos e outros direcionados – a depender do quadro.

Benefícios da fisioterapia pós-Covid

No Brasil, há pacientes que ficam com algumas sequelas após se recuperar da Covid-19.

A fisioterapia pós-Covid utiliza exercícios e técnicas para melhorar quadros de falta de condicionamento físico, fraqueza muscular, fadiga, falta de fôlego, dificuldade em executar atividades rotineiras e falta de qualidade de sono.

Um dos grandes benefícios da fisioterapia pós-Covid é a independência funcional adquirida pelo paciente após o tratamento, quando ele passa a conseguir cuidar de si e realizar determinadas atividades sem ajuda.

Após algum tempo de tratamento, o quadro físico do paciente tende a melhorar, assim como a intensidade dos exercícios. Com isso, o programa de exercícios respiratórios pós-Covid se adapta de acordo com os novos objetivos e metas.

No mais, outros benefícios da fisioterapia pós-Covid são:

  • Priorizar a realização de atividades rotineiras de cuidados pessoais;
  • Promover a flexibilidade do paciente;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;
  • Melhorar a mobilidade articular;
  • Beneficiar a mecânica corporal;
  • Diminuir a sensação de falta de ar e de fadiga durante atividades que demandam a movimentação do corpo;
  • Promover o fortalecimento de membros superiores e inferiores.

Outros benefícios envolvendo a melhora da qualidade de vida do paciente dizem respeito ao controle do perfil lipídico, o equilíbrio da pressão arterial, a otimização do sistema imunológico, da saúde mental e do fôlego.

Procurando clínica de fisioterapia pós-Covid? Conheça a SM Care

A SM Care é uma clínica de fisioterapia pós-Covid que dispõe de profissionais altamente qualificados e aptos a orientar um tratamento específico aos pacientes que estão se recuperando das sequelas da Covid-19.

Contamos com estrutura ampla e aconchegante para quem busca o melhor tratamento individualizado para a síndrome pós-Covid, focando em qualidade de vida e bem-estar.

Nossa clínica de fisioterapia pós-Covid fica localizada na Vila Olímpia, em São Paulo, com fácil acesso para os bairros Itaim Bibi, Moema, Brooklin, Brooklin Novo, Cidade Jardim, Chácara Santo Antônio, Chácara Itaim, Vila Uberabinha e Vila Nova Conceição.

Conheça mais sobre a SM Care aqui no site e aproveite para marcar uma conversa on-line com um de nossos especialistas para tirar todas as dúvidas sobre fisioterapia pós-Covid.

Encontre: fisioterapeuta especialista em atm | Benefícios da drenagem linfática para gestantes