Os princípios da RPG Souchard, desenvolvidos pelo francês Philippe Emmanuel Souchard, presam pelo ajustamento postural.

Por meio de um método inovador de fisioterapia, é possível corrigir a postura ao promover o realinhamento de todo o corpo humano.

Dessa forma, a Reeducação Postural Global (RPG) possibilita um reequilíbrio dos músculos que sustentam a coluna e a postura.

Entenda os princípios da RPG Souchard, seus benefícios para o organismo e para quem essa metodologia é indicada.

Princípios da RPG Souchard

Os três princípios da RPG Souchard são:

  • Individualidade: o tratamento orientado pelo profissional não segue um padrão pré-determinado, ou seja, ele se baseia no perfil, nas necessidades e nos limites de cada paciente.
  • Causalidade: a RPG Souchard não se limita a tratar apenas o local da dor ou um sintoma, e sim o organismo todo, visando lidar com todas as possíveis causas de incômodos.
  • Globalidade: o tratamento aplicado tem como base oito posições que objetivam colocar o corpo todo em estreitamento. Dessa forma, é possível verificar pontos de semelhança entre as tensões.

Quando a RPG Souchard é indicada?

A RPG Souchard é uma metodologia muito indicada para pessoas de todas as idades, seja para prevenir eventuais problemas posturais, seja para combater dores e incômodos causados por alguma condição relacionada à postura.

Por meio de sessões de RPG Souchard, é possível tratar:

  • Desvios de coluna, hiperlordose, escoliose e hipercifose;
  • Dores decorrentes de atividades esportivas;
  • Dores lombares, ciáticas, cervicais e dorsais;
  • Dores no quadril;
  • Dores nos pés, mãos e punhos;
  • Hérnias de disco;
  • Lesões por esforço repetitivo (LER) ou doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (DORT);
  • Torcicolos.

A RPG Souchard também ajuda na prevenção de processos degenerativos articulares. O método ainda auxilia muito na preparação, prevenção e recuperação de lesões em atletas e na reeducação pós-traumática.

Importante: mais do que ser um tratamento auxiliar de diversas doenças, os princípios da RPG Souchard agem visando diminuir as chances de retomada de problemas. No mais, é fundamental salientar que as sessões apenas podem ser orientadas por um fisioterapeuta com formação em RPG Souchard.

O corpo após as sessões de RPG Souchard

As sessões de RPG Souchard, quando conduzidas por um profissional habilitado, trazem diversos benefícios para o corpo, como o realinhamento postural, a correção de possíveis vícios de postura inadequada, o fortalecimento dos músculos, o auxílio no tratamento de asma e bronquite e a recolocação dos ossos no lugar correto (ajudando a solucionar problemas crônicos da coluna).

Dessa forma, por meio das sessões de RPG Sourchad, o paciente nota melhoras na postura e na flexibilidade do corpo, o que também reflete em:

  • Mais disposição para atividades físicas;
  • Menos sensação de cansaço ao final do dia;
  • Ânimo para realizar tarefas cotidianas e para aproveitar melhor os momentos de lazer com a família e os amigos.

A RPG, além de ajudar a diminuir dores e incômodos, tonifica a musculatura e promove o controle postural, corroborando com a sensação de bem-estar em geral.

Conheça todos os benefícios dos princípios da RPG Souchard

Os princípios da RPG Souchard representam diversos benefícios à postura e ajudam a promover mais qualidade de vida ao paciente, mas é crucial ter o acompanhamento de fisioterapeutas habilitados, como é o caso da equipe da SM Care.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia e RPG Souchard localizada na Vila Olímpia. A clínica conta com estrutura complexa para orientar as sessões de forma adequada, sempre em conformidade com as necessidades e perfis individuais do paciente.

Conheça a estrutura da SM Care aqui pelo site!

Confira também: exercícios de RPG