Conheça o Método Souchard, também conhecido como RPG, e saiba quais são seus benefícios e como atua no corpo.

Leia também: Perguntas frequentes sobre RPG: tire suas dúvidas

 

O que é o Método Souchard?

O Método Souchard, também conhecido como Reeducação Postural Global (RPG), é um método criado pelo fisioterapeuta Philippe Emmanuel Souchard, em 1981, e publicado em sua obra Campo Fechado, resultado de uma pesquisa sobre biomecânica que durou cerca de 15 anos.

Posteriormente, Souchard passou a viajar pelo mundo propagando os conhecimentos adquiridos em sua pesquisa, o que ajudou milhares de fisioterapeutas a aplicarem o método, chegando a criar organizações em 14 países.

Atualmente, a fisioterapia utiliza a sigla RPG para se referenciar ao Método Souchard, mas é importante salientar que ambas as terminologias se referem às mesmas técnicas. Veja a seguir os benefícios, os fundamentos e como funciona uma sessão de RPG.

 

Benefícios do tratamento com Método Souchard

O Método Souchard, ou RPG, se manifesta em diversos benefícios práticos para auxiliar no tratamento de patologias e dores envolvendo a musculatura do corpo e, em especial, da coluna.

O paciente que tem acompanhamento de fisioterapeuta especialista em RPG recebe orientações de exercícios e alongamentos que podem ajudar a resolver problemas crônicos de coluna (como escoliose), corrigir a postura, melhorar a asma e a bronquite, tonificar os músculos e, até mesmo, ganhar de dois a três centímetros de altura (por conta da recolocação de ossos na posição correta).

Os exercícios de RPG também ajudam muito as mulheres grávidas, desde a lidar com os incômodos causados pelo peso da barriga até a preparação para o parto e a recuperação pós-parto.

Os próprios médicos recomendam que pacientes procurem fisioterapeutas especializados em RPG para um tratamento associado, visando a resultados mais rápidos e satisfatórios.

 

Os fundamentos da RPG

A RPG tem alguns fundamentos básicos pautados em ajustamentos na postura e na reorganização dos segmentos do corpo, garantindo reequilíbrio muscular e alongamentos que firmam a postura.

Tendo isso em vista, os três fundamentos da RPG são:

  • causalidade: estudando a real causa do problema, que pode estar distante do sintoma;
  • individualidade: levando em consideração as especificidades de cada caso e como é a reação ao tratamento;
  • globalidade: incluindo o corpo do paciente como um todo, e não apenas o local da dor. Dessa forma, o trabalho realizado pelo fisioterapeuta contempla oito posições que, de alguma forma, colocam o corpo todo em estreitamento para identificar possíveis tensões.

 

Como é uma sessão?

Durante uma sessão de RPG, o fisioterapeuta utiliza alongamentos para fazer micro ajustes na postura, tanto em pé quanto sentado e deitado (isso ocorre em uma mesa projetada especificamente para trabalhar o Método Souchard).

Todas as posturas praticadas pela RPG requerem orientação de um profissional e comprometimento por parte do paciente.

A frequência das sessões de RPG depende de cada caso, mas, em geral, é recomendado fazer, pelo menos, uma sessão de 1h30 por semana.

 

Conheça o Método Souchard com a SM Care

O Método Souchard pode ser transformador para a saúde, bem-estar e qualidade de vida de pessoas com problemas posturais e dores musculares.

No entanto, é fundamental que as sessões de RPG sejam realizadas por profissionais especializados no assunto, como é o caso da equipe da SM Care, uma clínica de fisioterapia em SP que conta com fisioterapeutas e equipamentos específicos para a aplicação do Método Souchard.

Marque uma consulta on-line pelo site e tire todas as suas dúvidas sobre o Método Souchard antes de começar o tratamento.

Confira também: Clínica de fisioterapia para tendinite