Exercícios de Reeducação Postural Global (RPG) são amplamente conhecidos para o tratamento de dores na coluna – mas qual é a diferença entre RPG e fisioterapia?

Tire suas dúvidas sobre o assunto e veja qual é a técnica mais indicada para o seu caso.

Qual é a diferença entre RPG e fisioterapia?

Para começar, é preciso falar sobre a importância da fisioterapia enquanto uma ciência da área de saúde que dispõe de diversos tratamentos e procedimentos que visam à reabilitação, à saúde, ao fortalecimento, à estética e à qualidade de vida.

Além de possuir diversos tratamentos considerados tradicionais, há outros métodos que são bastante utilizados com fins específicos, como é o caso da RPG, que se debruça sobre a saúde da coluna.

Pessoas que sofrem com dores crônicas nas costas, desvios de postura e problemas de mobilidade articular geralmente são orientadas a optar pelo método RPG. 

Há uma similaridade muito grande entre esse método e a fisioterapia, pois a RPG é um desdobramento dessa área, dedicando-se exclusivamente às dores causadas pela má postura.

A diferença na prática

A principal diferença entre RPG e fisioterapia está no fato de que o tratamento fisioterapêutico tradicional costuma tratar os locais do corpo onde a dor se pronuncia. Assim, são utilizados métodos, aparelhos e técnicas para tratar a dor.

O método RPG, por sua vez, volta-se à raiz do problema, isto é, à causa da dor. O principal objetivo dos seus exercícios é lidar com o problema em si. Então, a partir do tratamento, consequentemente a dor tende a desaparecer.

Qual é a técnica mais indicada?

Depende muito. Tanto a fisioterapia tradicional quanto os exercícios de RPG são indicados de acordo com o perfil, as condições e as necessidades de cada paciente.

Para determinar a melhor estratégia para o seu caso, é fundamental passar por uma análise completa com um profissional fisioterapeuta. Só ele pode avaliar o quadro em que seu corpo se encontra e do que precisa.

Em situações em que o corpo passou por um trauma nas costas, como uma contusão, por exemplo, o fisioterapeuta faz uma avaliação para saber qual procedimento é o mais eficiente.

De toda forma, os exercícios de RPG ajudam no fortalecimento corporal na totalidade e podem auxiliar muito nos mais diversos tratamentos.

Importante: tanto a RPG quanto a fisioterapia podem ajudar no tratamento da coluna, o que significa que um não exclui o outro. A depender do caso, duas (ou mais) técnicas são muito bem-vindas para proporcionar mais saúde e qualidade de vida ao paciente.

Quantas sessões de RPG são indicadas no mínimo?

A resposta para essa pergunta também é muito subjetiva, mas, em geral, as sessões de RPG duram 1h, e é preciso pelo menos 3 sessões para começar a ver os primeiros resultados.

Diferença entre RPG e fisioterapia: tire suas dúvidas com a SM Care

Se você ainda tem dúvidas sobre a diferença entre RPG e fisioterapia, pode entrar em contato com um de nossos especialistas aqui pelo site para receber mais informações sobre os métodos de tratamento para desvios posturais e dores nas costas.

Aproveite para agendar uma conversa on-line e conhecer a SM Care, clínica de RPG e fisioterapia na Vila Olímpia, que conta com infraestrutura completa e uma equipe de profissionais dedicados a promover mais autonomia e saúde aos pacientes.