O Pilates para gestantes pode trazer diversos benefícios e, por isso mesmo, é muito procurado em clínicas de fisioterapia.
Mas você sabe quais são esses benefícios e em quais casos há contraindicações? Tire suas dúvidas sobre o assunto e veja onde encontrar Pilates para gestantes.
Benefícios do Pilates na gravidez
Entre os principais benefícios do Pilates para gestantes, é possível citar:
- Boa postura: os exercícios de Pilates ajudam na correção postural e, consequentemente, no fortalecimento do cinturão abdominal, principal responsável por gerar dores na região lombar durante a gravidez.
- Diminuição de dores em geral: a prática de Pilates, orientada por um fisioterapeuta, diminui a incidência das dores comuns à gestação, causadas pelo peso do bebê e pelos quilos ganhos.
- Mais qualidade do sono: os exercícios ajudam a melhorar a qualidade do sono, o que influencia na disposição que a gestante terá durante o dia.
- Aumento da resistência física: ao fortalecer o corpo, a gestante ganha resistência, maior agilidade e uma maneira saudável de controlar o peso.
- Fortalecimento dos músculos pélvicos: o Pilates ajuda a fortalecer toda a região pélvica, auxiliando a gestante a ter mais controle sobre os músculos, o que contribui positivamente no parto.
Contraindicações do Pilates na gravidez
O Pilates para gestantes é contraindicado nos seguintes casos:
- Disfunções cardíacas, pulmonares e placentárias;
- Gestação de risco;
- Placenta prévia com 26 semanas de gestação;
- Sangramentos persistentes;
- Ruptura da membrana;
- Perda de gestações múltiplas;
- Pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida.
Confira 3 exercícios simples de Pilates para gestantes
Há alguns exercícios que as gestantes podem realizar durante a gravidez utilizando apenas um colchonete (ou toalha de banho) e uma fitball (ou bola suíça). Confira:
1. Liberação e mobilização pélvica
(imagem tirada da referência para ilustrar:
Sente-se na fitball deixando a postura alinhada e os braços erguidos à frente do corpo, com os cotovelos bem-estendidos. Inspire devagar, movimentando a pelve de um lado para o outro, associando o movimento à flexão lateral da coluna.
Expire retornando à posição inicial. Faça um lado por vez. Você também pode movimentar a pelve para frente e para trás. Repita cada movimento 5 vezes.
2. Exercício para mobilidade da coluna
Ajoelhada em um colchonete, de frente para a fitball, apoie as mãos sobre ela, com os braços estendidos.
Inspire profundamente e expire flexionando a coluna cervical, assim como a coluna torácica e lombar, chegando ao quadril.
Priorize sempre a mobilização da coluna vertebral. Faça o movimento inverso para retornar à posição inicial.
3. Exercício de alongamento “the cat”
Com os joelhos e as palmas das mãos apoiados no colchonete, inspire, enquanto deixa o quadril em leve abdução, e expire, realizando a flexão da coluna cervical, torácica e cervical, concentrando-se na mobilização vertebral.
Repita o movimento cerca de 5 vezes.
Pilates para gestantes: realize sessões orientadas por fisioterapeutas
O Pilates para gestantes pode trazer diversos benefícios para as futuras mamães, mas, para que não traga nenhum malefício à saúde, é fundamental que as sessões sejam orientadas por fisioterapeutas especializados, como a equipe da SM Care.
A SM Care é uma clínica de fisioterapia e Pilates na Vila Olímpia, formada por profissionais especializados em saúde e bem-estar da gestante.
Tire suas dúvidas entrando em contato aqui pelo site e marque uma primeira conversa on-line com um de nossos especialistas.
Encontre: Pilates na Zona Sul de SP | Mitos e verdades sobre a drenagem linfática