A fisioterapia bucomaxilofacial pode ser muito importante para a reabilitação das estruturas faciais do paciente.

Trata-se de uma das etapas para a recuperação de cirurgias na face, sendo considerada fundamental para a saúde do paciente.

Entenda o que é a fisioterapia bucomaxilofacial, para que serve, como funciona e onde encontrar uma clínica especializada.

O que é fisioterapia bucomaxilofacial?

A fisioterapia bucomaxilofacial pode ser entendida como um conjunto de técnicas e procedimentos aplicados por um fisioterapeuta visando à reabilitação das estruturas faciais.

Essa área da fisioterapia leva em conta uma série de técnicas e conhecimentos que têm como objetivo a recuperação do paciente no pós-operatório. Ela pode ser realizada por tempo indeterminado, até que o rosto do paciente esteja completamente funcional.

Importante: a fisioterapia bucomaxilofacial deve ser orientada e acompanhada por um fisioterapeuta especializado para assegurar o bem-estar e a saúde do paciente.

A importância da fisioterapia bucomaxilofacial

A fisioterapia bucomaxilofacial é muito importante no pós-operatório, sendo determinante para a rapidez da recuperação do paciente.

É fundamental salientar que o fisioterapeuta leva em consideração as especificidades e demandas de cada caso para atuar no controle de edemas e outras questões que podem surgir após uma cirurgia na face.

Graças à fisioterapia bucomaxilofacial, pode-se observar uma melhora mais rápida das funções faciais e dos músculos afetados pela cirurgia.

O fisioterapeuta responsável pelo caso é de extrema relevância para promover um tratamento eficaz, que possa ser aplicado em pessoas que passaram por cirurgias faciais, o que demanda bastante preparo por parte desse profissional.

Como funciona a fisioterapia bucomaxilofacial?

No pós-operatório (ainda no hospital)

Logo após a cirurgia, ainda no hospital, o fisioterapeuta pode aplicar uma máscara facial fria, de crioterapia, para que haja um controle imediato da dor e dos edemas que são comuns ao pós-cirúrgico.

Após três dias de cirurgia

No terceiro dia de pós-operatório, o paciente pode começar as sessões de fisioterapia bucomaxilofacial de fato. O profissional começa fazendo uma drenagem facial para controlar a formação de edemas.

Após controlar os edemas e passar pela avaliação pós-operatória

Quando o paciente já está com os edemas mais controlados e foi liberado pelo médico, pode-se começar as sessões de exercícios visando lidar com as demandas do caso.

Graças à fisioterapia bucomaxilofacial, o paciente consegue retornar aos poucos às suas atividades rotineiras. Os exercícios também ajudam no ganho de força e na resistência muscular, dois elementos que ficam fragilizados após a cirurgia.

É importante notar que, para o sucesso de um tratamento com fisioterapia bucomaxilofacial, o paciente deve ter comprometimento e se esforçar para realizar o tratamento corretamente, comparecendo às sessões e fazendo os exercícios em casa (conforme orientação do fisioterapeuta).

Onde encontro fisioterapia bucomaxilofacial?

Se você busca por sessões de fisioterapia bucomaxilofacial, já deve ter percebido que esse tipo de tratamento exige um profissional especializado e de confiança.

Por isso, conte com a SM Care, uma clínica de fisioterapia que possui equipe apta a realizar um atendimento focado e totalmente humanizado.

A SM Care é especializada em fisioterapia bucomaxilofacial, dispõe de aparelhos de ponta e seus profissionais são experientes e éticos, o que faz com que o tratamento seja muito mais eficaz.

Marque uma consulta on-line aqui pelo site e tire suas dúvidas sobre fisioterapia bucomaxilofacial com um de nossos especialistas.

Encontre: fisioterapeuta especialista em atm | Benefícios da drenagem linfática para gestantes