A fisioterapia para a articulação temporo-mandibular (ATM) é responsável por promover a reabilitação e o combate às dores associadas a essa articulação.
Basicamente, a ATM é responsável por permitir o movimento de abrir e fechar a boca, estando localizada exatamente no encaixe da mandíbula com os outros ossos da cabeça.
Ela é uma das articulações mais complexas do corpo e, quando apresenta uma disfunção, o paciente pode sentir muita dor e se sentir impossibilitado de mastigar.
Entenda a disfunção da ATM, seus principais sintomas e qual é a importância da fisioterapia para ATM a seguir.
O que é a disfunção da ATM?
A ATM, como dissemos, é uma articulação muito complexa. Ela realiza até dois mil movimentos de abrir e fechar a boca por dia e, infelizmente, pode ser fraturada, ficar inchada e causar bastante dor.
É importante notar que uma fratura no disco articular é considerada rara, mas há outras razões pelas quais a pessoa pode sentir dor intensa e inchaço nessa região. Por vezes, a dor é tanta, que chega a irradiar para a cabeça e o pescoço.
Felizmente, a dor na ATM pode ser tratada de forma multidisciplinar, reunindo um conjunto de técnicas orientadas por profissionais de diferentes especialidades – entre eles, o fisioterapeuta.
Diagnóstico e tratamento multidisciplinar
O diagnóstico para identificar a causa da disfunção da ATM acontece com a realização de exames clínicos e de imagem (TC, RX, RM). O tratamento pode demandar procedimentos de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, dentista e, até mesmo, psicólogo.
Sintomas da disfunção da ATM
Os principais sintomas da disfunção da ATM são:
- Desgaste dental excessivo;
- Dificuldade para mastigar alimentos sólidos;
- Dores de cabeça – principalmente no fundo dos olhos, nas têmporas e na região da testa;
- Dores de ouvido;
- Dores durante a mastigação;
- Sensação de mandíbula travada;
- Sensação de ouvir um barulho ao abrir e fechar a boca;
- Tonturas e vertigens;
- Zumbido no ouvido.
Importância da fisioterapia para ATM
O principal objetivo da fisioterapia para ATM é recuperar as funções motoras da articulação e prevenir novas crises.
Por meio de tratamento orientado, pode-se evitar recidivas e aumentar a qualidade de vida do paciente. A fisioterapia visa à recuperação do paciente como um todo.
As principais técnicas utilizadas pela fisioterapia para ATM envolvem:
- Mobilizações articulares;
- RPG;
- Terapia manual;
- Relaxamento;
- Liberação global da ATM;
- Técnicas orais;
- Bandagem funcional;
- Cinesioterapia;
- Eletroterapia;
- Acupuntura etc.
O papel do RPG
O RPG é um método de reeducação postural global que consiste em técnicas que são muito importantes para o tratamento da disfunção da ATM.
Por meio de exercícios orientados por um profissional de fisioterapia, é possível promover o alongamento das musculaturas, assim como o alinhamento e o equilíbrio entre elas. Após algumas sessões, o paciente começa a sentir o alívio das dores.
Além disso, a laserterapia, outro tratamento complementar, é muito eficiente por suas características analgésicas e anti-inflamatórias, atuando bem no local da dor.
Fisioterapia para ATM: conheça a atuação da SM Care no tratamento da disfunção da articulação temporo-mandibular
Todos os tratamentos realizados por especialistas em fisioterapia para ATM promovem excelentes resultados, alívio das dores e alinhamento da mandíbula. Para isso, é preciso contar com uma clínica de fisioterapia composta por profissionais aptos a orientar o melhor tratamento para cada caso específico.
A SM Care é uma clínica de fisioterapia para ATM composta por fisioterapeutas especializados em tratamentos para a disfunção dessa articulação. Agende uma primeira sessão on-line aqui pelo site para tirar suas dúvidas sobre o assunto!
Encontre: fisioterapeuta especialista em atm | Benefícios da drenagem linfática para gestantes