Você sente dores nas costas mesmo sem fazer esforço físico algum? Veja aqui como a rotina influencia negativamente na coluna e quando é preciso procurar por uma clínica de fisioterapia.

As dores de coluna são motivo de reclamação frequente em consultórios e clínicas de fisioterapia. As mais comuns envolvem a região da lombar – ou lombalgia – e costumam decorrer de contraturas ou distensões musculares que o paciente nem chega a perceber.

Muitas vezes, o simples ato de levantar um peso de forma errada, ou um movimento súbito de flexão e torção do tronco, é o suficiente para provocar esse tipo de dor.

Mas afinal, quais são as causas mais comuns que acarretam dor nas costas?

 

O que mais causa as dores de coluna é o próprio comportamento das pessoas no dia a dia. Tensão e estresse, por exemplo, muitas vezes, levam a contraturas musculares e, consequentemente, à dor. Outras causas, também populares, são:

  • Postura incorreta: Ficar em frente ao computador, sentado no trabalho, ou mesmo dirigindo, acaba levando a um desequilíbrio muscular na coluna, que vai desde diminuição da massa muscular, até mesmo sobrecarga/edema dos ligamentos. Mesmo no caso de quem fica em pé, manter uma postura inadequada por muitas horas também leva à dor. Tais efeitos, a médio e longo prazo, podem até causar dor cônica em graus variados;
  • Excesso de trabalho pesado: Aqueles que exercem trabalhos pesados, com movimento ou levantamento de pesos, de forma incorreta, também sofrem lesões musculares e têm dor nas costas;
  • Envelhecimento: O envelhecimento natural do corpo é outro fator que pode gerar dor. A medida que o tempo passa, os discos (que são amortecedores da coluna) vão perdendo hidratação, e os espaços por onde passam os nervos e a medula também tendem a diminuir devido ao desgaste natural da idade. Visto isso, a pessoa pode começar a apresentar momentos de dores nas costas, que vão progredindo até chegar ao ponto de irradiação da dor para algum braço ou perna;
  • Doenças: Existem algumas doenças reumatológicas que podem atingir a coluna, como a fibromialgia, a artrite reumatoide e espondiloartropatias, causando a sacroileíte (espondilite anquilosante, artrite psoriática, sd. Reiter). Neoplasias, doenças neuromusculares e até mesmo distrofias também levam à dor nas costas, ainda que a pessoa permaneça em repouso.

O tratamento de dores nas costas em clínicas de Fisioterapia

O tratamento de dores na coluna consiste, basicamente, em uma consulta a um profissional especializado, como o fisioterapeuta, que fará testes e solicitará exames para localizar a causa, o grau de acometimento e a localização exata da dor.

Após o diagnóstico, poder-se-á estabelecer qual o melhor tratamento de reabilitação, adequado para o caso, visando diminuir a dor e aumentar a flexibilidade e a força dos músculos responsáveis pela manutenção da boa postura.

A fisioterapia age como o melhor auxílio no tratamento dessas dores, inclusive com grande foco na prevenção. O fortalecimento da musculatura e o alongamento são atributos que garantem o sustento da coluna e o realinhamento das estruturas que podem ser comprometidas, diminuindo, assim, a sensação de “queimação” ou “pinçada”.

Procure uma clínica de Fisioterapia

As dores de coluna são um problema comum nos dias de hoje. Solucioná-las, e até mesmo preveni-las, requer disciplina por parte do paciente e também profissionalismo do fisioterapeuta responsável.

Veja como a fisioterapia influencia para melhora do corpo

A SM Care é uma clínica de Fisioterapia equipada com os melhores equipamentos e profissionais para tratar a dor nas costas.

Veja também: fisioterapia bucomaxilofacial | Fisioterapia reumatológica