A fisioterapia e exercícios para ombro são muito importantes para todos os públicos, mas principalmente para atletas, frequentadores de academia e idosos.

Essas pessoas podem sofrer lesões ou o desgaste natural causado pelo envelhecimento. Em caso de dor no ombro, é preciso procurar um médico para identificar sua origem e, posteriormente, dar início ao tratamento com um fisioterapeuta.

Conheça as principais causas da dor no ombro e alguns exercícios para essa região do corpo. 

Principais causas para dores no ombro

As principais causas são:

  • Artrite;
  • Bursite;
  • Capsulite adesiva;
  • Fraturas e lesões;
  • Tendinite.

Exercícios de fisioterapia para o ombro

Veja alguns exercícios para fortalecer o ombro e evitar dores:

Exercício 1

Utilizando uma barra (ou um cabo de vassoura), você deve segurar as pontas, com os punhos voltados para o corpo, e levantá-la até o topo da cabeça.

Se estiver com dor, pode elevar a barra o quanto conseguir, baixá-la e subi-la novamente por cerca de 10 a 15 vezes. Repita o exercício três vezes, com intervalos de 20 a 30 segundos.

Exercício 2

Em pé, pressione uma bola (que pode ser de futebol), contra uma parede, mantendo o braço do ombro com dor completamente esticado. Faça movimentos de rotação utilizando a bola sem dobrar o braço.

O exercício pode ser feito durante 30 segundos, três vezes, com intervalos de 20 segundos entre cada série.

Exercício 3

Utilizando dois pesos leves, que podem ser duas garrafas de água, faça uma elevação lateral dos braços até a altura dos ombros e retorne.

Faça três séries de 10 a 15 repetições cada. Vá aumentando gradativamente o peso.

Exercício 4

O bíceps é um músculo muito importante para o ombro, por isso é crucial exercitá-lo.

Também utilizando dois pesos ou garrafas de água, mantenha os braços alinhados à lateral do corpo e dobre os cotovelos com os punhos virados para frente. Retorne à posição inicial e repita o movimento.

Assim como no exercício anterior, você pode realizar três séries de 15 elevações cada.

Exercício 5

Neste exercício, que pode ser feito por pessoas que tenham ou não uma lesão, você deve realizar uma elevação acima da linha do ombro.

Segurando um peso em cada mão, eleve os braços como se quisesse alcançar o teto, até que eles estejam completamente esticados; então, retorne à posição inicial.

Importante: a fisioterapia e exercícios para ombro devem ser realizados, sempre que possível, com a devida orientação de um profissional da área. Apenas ele pode adaptar os exercícios de acordo com as necessidades e limitações de cada caso.

Dor no ombro: quando procurar um fisioterapeuta?

A fisioterapia e exercícios para ombro são muito importantes – mas quando é preciso procurar uma clínica de fisioterapia? Bom, o primeiro passo é buscar por um médico para identificar a causa da dor.

Em seguida, é recomendável procurar um fisioterapeuta imediatamente para dar início ao tratamento adequado e, mais do que isso, prevenir novos quadros de dor.

No caso de idosos e atletas, é recomendável buscar por um fisioterapeuta antes mesmo de desenvolver um quadro de dor. A prevenção é parte integrante de um tratamento fisioterapêutico.

Se você procura uma clínica de fisioterapia em Moema, conte com a SM Care, que possui estrutura e pessoal qualificado para promover o tratamento adequado para prevenção e alívio de dores nos ombros.

Marque uma primeira conversa on-line aqui pelo site e aproveite para conhecer a estrutura da SM Care.