Postura e reeducação postural

A postura é definida como uma posição, atitude ou disposição relativa das partes do corpo para uma atividade específica ou ainda, uma maneira característica de sustentar o próprio corpo.

Não existe a definição de uma “postura correta” para todas as pessoas, assim, a melhor postura a ser adotada por um indivíduo é aquela que preenche todas as necessidades mecânicas do seu corpo e também possibilita ao indivíduo manter uma posição ereta com o mínimo esforço muscular. 

Se não houver essa adequação, a postura é definida como incorreta e pode sobrecarregar as estruturas corporais que sustentam o corpo e consequentemente impactar negativamente a mobilidade, o equilíbrio de força e flexibilidade muscular. 

Durante a infância é que o corpo da criança e do adolescente cresce e se define para a vida adulta, nessa faixa etária, a postura se adapta a atividade que está sendo desenvolvida pela criança, facilitando tanto a má formação óssea quanto a sua correção postural, podendo adquirir diversos vícios de postura que prejudicam o desenvolvimento físico da criança. 

Nesse sentido, surge a reeducação postural infantil, que consiste em uma técnica da fisioterapia utilizada para alinhamento postural e alívio de dores e tensões. Pode ser utilizada como prevenção ou tratamento de diversas disfunções musculoesqueléticas.

A reeducação postural pretende sanar a inadequação da postura da criança, fazendo com que ela tenha consciência do seu próprio corpo, ajudando a corrigir, inclusive, problemas respiratórios associados à postura, como a asma e a bronquite.

 

Quando iniciar a reeducação postural em crianças?

A reeducação postural em crianças deve ser iniciada desde cedo. A técnica irá promover uma rotina e consciência corporal que evitará maus hábitos ao longo do desenvolvimento infantil

A idade ideal para se iniciar este trabalho é logo após notar um padrão inadequado da postura, muitas vezes notado pela família ou pelo pediatra que faz o acompanhamento da criança. 

Crianças que já apresentam condições como hipercifose dorsal, popularmente conhecida como “corcunda”, escoliose e hiperlordose lombar (bumbum mais “arrebitado”), são extremamente beneficiadas pela reeducação postural, que pode conter os fatores que desencadeiam crises dolorosas e a própria evolução da curvatura.

A reeducação postural em crianças não tem contraindicações, mas não deve ser feita em casos de fraturas não recuperadas, feridas abertas e alterações cognitivas.

Principais exercícios, trabalhados na reeducação postural de crianças

  • Conscientização do apoio plantar de forma correta no chão, ou seja, forma ideal de pisada;
  • Alongamentos dos músculos da parte de trás dos joelhos e das panturrilhas;
  • Alongamento da musculatura paravertebral;
  • Alongamento da musculatura da cadeia inspiratória; 
  • Fortalecimento dos abdominais;
  • Alinhamento dos ombros.

Principais benefícios

A reeducação postural ajuda a melhorar a mecânica do corpo, otimiza a respiração, a circulação sanguínea, a amplitude da visão e, consequentemente, pode influenciar na forma de como as crianças se comportam diante de diversas situações sociais.

 

Dicas de exercícios para ajudar a sua criança a ter uma postura correta

Aperto de mãos ao contrário

Ensine para criança o movimento de aperto de mãos contrário, que consiste em ficar em pé, unir as mãos atrás do corpo, como se estivesse fazendo um aperto de mãos em si mesmo e suavemente com as mãos ainda unidas, movimentar os ombros para trás sem mover o pescoço, abrindo o peito e sentindo os músculos se alongando, por pelo menos 30 segundos

Batente da porta

Ensine a criança a se alongar utilizando o batente de uma porta. A criança deve ficar em pé, de frente para a porta, com as mãos no batente, um pouco acima da altura de sua cabeça. Projetando o corpo para frente e mantendo as mãos no mesmo lugar. 

Os pés devem ficar um pouco à frente do batente. Esse exercício permitirá alongar os ombros. O ideal é fazê-lo por 30 segundos.  

Brincando com as escápulas

Mostre para a criança onde ficam as escápulas e brinque pedindo que ela imagine que terá uma laranja nas costas e precisa espremer a laranja com a força das escápulas. Sente a criança para realizar o exercício e peça que tente mover os ombros para baixo. Faça a posição por 30 segundos.

Alongamento deitado

Logo que a criança acordar, ou antes de dormir, chame-a para esticar o corpo deitando em um tapete ou em uma toalha com as costas totalmente apoiadas na superfície onde estiver, peça a criança que flexione os joelhos e mantenha os pés no chão. 

Mantenha os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos para cima. A criança deve se alongar sem pressa, permanecendo nessa posição por alguns minutos.

Alongamento na parede

Brinque com a criança desafiando-a a encostar todo o corpo na parede. Para fazê-lo, encoste o cóccix (último osso da sua coluna) a cabeça e toda a extensão das costas contra a parede. 

Os pés devem estar posicionados um pouco longe da parede e os braços devem ser pressionados contra a parede, mantendo os ombros alinhados. Tente manter a posição de 30 segundos a um minuto para garantir o alongamento.

Com esses exercícios realizados em uma rotina, a postura da criança pode melhorar com o tempo e garantir diversos benefícios para a sua saúde.