O ligamento cruzado do joelho é uma das partes mais delicadas do corpo humano e onde mais ocorre rompimento. Apesar de haver a cicatrização natural, ela não é um processo perfeito e pode acarretar problemas futuros, como instabilidade, dores na região, dificuldade para realizar atividades físicas, dentre outras questões.

Portanto, para que o paciente tenha um processo de recuperação mais saudável, é importante que a cirurgia de ligamento cruzado seja feita.

Neste artigo, explicamos como esse procedimento pode ser realizado e como é a sua recuperação – inclusive para atletas que praticam atividades físicas, como o futebol. Confira!

Como é feita a cirurgia de ligamento cruzado?

A cirurgia de ligamento cruzado é feita com a substituição do ligamento que teve rompimento por um tendão de enxerto, que tem como procedência o corpo de cadáveres que possuem liberação para doação ou de outra parte do corpo do próprio paciente, como o tendão patelar e os tendões que estão localizados na parte de trás da coxa. 

Como é a recuperação da cirurgia de ligamento cruzado?

Para haver a recuperação da cirurgia de ligamento cruzado, é necessário compreender o histórico do paciente, pois o tempo de repouso pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, há alguns cuidados essenciais para todos, os quais devem ser levados em consideração.

A ideia da recuperação é fazer com que haja uma redução do edema, impulsionar a recuperação do quadríceps e provocar uma maior extensão do joelho. Esse processo pode levar, em média, de 4 a 6 meses, podendo também perdurar por até 1 ano para que a recuperação seja completa.

Durante as 4 semanas após a cirurgia, o paciente deve utilizar muletas e seguir à risca o repouso solicitado, tendo cuidado ao retomar as atividades para não forçar o ligamento.

Além disso, é necessário colocar gelo na região, usar compressão no joelho e manter a perna em uma posição que a mantenha para o alto. Caso a atividade exija grandes esforços, é recomendado evitá-la para que o processo de recuperação não fique mais difícil.

Após 2 meses, é essencial que o paciente faça fisioterapia para auxiliar na movimentação, no fortalecimento do quadríceps e na propriocepção, intensificando as atividades conforme as sessões para o fortalecimento da musculatura. Além disso, o acompanhamento com um fisioterapeuta deve se manter por ao menos até o sexto mês após a cirurgia.

Retorno para o futebol após cirurgia de ligamento cruzado

Quando se trata de atividades físicas mais intensas, como o futebol, o retorno aos exercícios deve ocorrer somente a partir dos 9 meses da cirurgia, a fim de que a mesma intensidade que era praticada antes do rompimento possa ser exercida.

Entretanto, para manter o corpo saudável e não haver mais acidentes de rompimento do ligamento, o atleta deve manter um treino pedagógico, que se constitui na retomada das atividades de forma saudável.

Portanto, com o tratamento correto e o acompanhamento com um fisioterapeuta, o processo de recuperação pode ser efetivo, fazendo com que o paciente possa retornar às atividades mais rapidamente.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Zona Sul de SP que fornece serviços contra lesões e auxilia na recuperação pós-cirúrgica, além de trabalhar com Pilates.

Agora que você já sabe a importância da fisioterapia, navegue pelo nosso site, conheça nosso trabalho e faça seu orçamento!