Há procedimentos que podem nos beneficiar, tanto em termos fisiológicos quanto estéticos, e é o caso da drenagem linfática.

Mas você sabe o que é drenagem linfática? Aprenda as técnicas e saiba como é feita a sessão, seja manual ou com aparelhos.

O que é drenagem linfática

A drenagem linfática é um procedimento realizado por profissionais especializados, como os fisioterapeutas.

Consiste na aplicação de técnicas que visam estimular a circulação da linfa, líquido produzido pelo sistema linfático e que pode se acumular nos tecidos, causando inchaço e edemas.

Os principais benefícios da drenagem linfática envolvem:

  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Combate à retenção de líquido;
  • Diminuição da celulite;
  • Otimização do processo de cicatrização;
  • Relaxamento corporal.

Para que serve a drenagem linfática

A principal função da drenagem linfática é promover a circulação da linfa de maneira mais eficiente, para evitar que ela fique acumulada nos tecidos.

Para isso, incentiva a eficiência do trajeto da linfa e facilita a eliminação de líquidos.

Dessa forma, é possível observar a diminuição de inchaços e edemas, principalmente em pessoas com propensão ao acúmulo de líquidos e em pacientes em pós-operatórios.

Outros benefícios:

  • A drenagem linfática estimula a circulação sanguínea, relaxa o corpo e promove a oxigenação dos tecidos;
  • Por melhorar a circulação da linfa e a oxigenação dos tecidos do corpo, o procedimento tende a diminuir a incidência de celulite, assim como atenuar o aspecto da gordura localizada.

Importante: é fundamental salientar que a drenagem linfática, por si só, não consegue promover o emagrecimento. O que ela faz é ajudar a diminuir o inchaço e, como consequência, algumas medidas.

Para ter resultados plenamente satisfatórios, é preciso que você melhore os hábitos alimentares, pratique exercícios físicos e faça sessões de drenagem linfática regularmente com um profissional especializado.

Como é feita a drenagem linfática

A drenagem linfática consiste em técnicas muito específicas de massagem, aplicadas sobre o trajeto dos vasos linfáticos, sempre no sentido do gânglio.

Para ser eficiente, deve ser realizada por um profissional especializado, visto que os movimentos são leves e exercem pressão moderada.

A drenagem linfática em cada parte do corpo

Cada região do corpo a ser drenada demanda movimentos diferentes e específicos, porém, todos terminam em algum gânglio linfático.

Nas pernas, por exemplo, os movimentos são feitos sempre no sentido do joelho (fossa poplítea) ou da coxa até a virilha. Já no abdômen, o movimento é feito sempre até a virilha. Nos braços, o trajeto termina nas axilas.

No caso da drenagem linfática no rosto, os principais gânglios linfáticos se encontram na parte alta do crânio e em direção às têmporas. Apesar disso, as técnicas tendem a terminar nos gânglios do pescoço.

O que é drenagem linfática: converse com um especialista no assunto

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é drenagem linfática ou quer encontrar profissionais especializados no assunto, conte com a SM Care, clínica de fisioterapia e drenagem linfática abdominal.

A SM Care é especialista em drenagem linfática e conta com profissionais e infraestrutura para aplicar a técnica em todas as partes do corpo, incluindo o abdômen, combatendo a retenção de líquidos, ao mesmo tempo em que promove a melhoria o aspecto na região.

Converse com um de nossos especialistas aqui pelo site e aproveite para agendar a primeira sessão.