Tire todas as suas dúvidas sobre o método Reeducação Postural Global e veja onde encontrar clínica de RPG na Vila Olímpia.

Reeducação Postural Global, ou RPG, é uma técnica de fisioterapia que tem como principal objetivo fornecer equilíbrio muscular suficiente para a manutenção da postura e saúde da coluna. Confira mais detalhes a seguir.

O que é RPG?

RPG é um conjunto de exercícios posturais que se baseiam no princípio de que cada corpo reage de uma forma diferente a determinado problema. Além disso, tem a concepção de que não cabe ao profissional de fisioterapia tratar a dor de forma única, mas sim trabalhar o corpo como um todo.

Assim, as técnicas de RPG podem ser aplicadas no tratamento de diversas dores e problemas na coluna, tais como: escoliose, lombalgia, hérnia de disco e cervicalgia, além de retrações musculares, lesões articulares, limitações articulares, doenças respiratórias e até mesmo doenças neurológicas que levam à rigidez muscular.

O que é Reeducação Postural Global RPG?

Benefícios do método RPG

Dentre os principais benefícios da Reeducação Postural Global, podemos citar o aumento da amplitude do movimento, alívio de tensões e dores musculares, melhora da mobilidade, estabilidade, equilíbrio e consciência corporal.

Eficiência que se estende para além da dor nas costas

Assim como as sessões de fisioterapia tradicional, a técnica (RPG postura) não soluciona apenas dores nas costas.

O método auxilia o corpo num geral a se livrar da tensão acumulada, além de prover o equilíbrio muscular, muito difícil de se encontrar em pacientes com labirintite, tratando sintomas como tontura e vertigem.

De toda forma, a partir da correção de postura, é possível aliviar a tensão causada por estresse nos ombros, além de ajudar no combate a dores de cabeça.

Auxílio no tratamento de diversas doenças

RPG serve de estímulo para os músculos do períneo, auxiliando de forma muito positiva nos casos de incontinência urinária, um problema que causa constrangimento e tende a diminuir consideravelmente após algumas sessões de fisioterapia.

Além disso, no tratamento de problemas pulmonares, o acompanhamento de profissional fisioterapeuta faz toda a diferença. Manobras realizadas durante RPG ajudam o corpo a expelir a secreção acumulada nos pulmões, otimizando a recuperação do paciente.

Nesse sentido, a técnica funciona como um tipo de exercício que favorece a eliminação de mucos.

Em casos mais graves, é possível utilizar de RPG junto ao uso de sondas para melhorar os resultados, porém, na maioria das vezes, apenas as manobras na região torácica são suficientes.

Postura alinhada

A fisioterapia, de modo geral, é a maior aliada da boa postura. Contudo, o método RPG em específico é o mais indicado para tratar os problemas desde a raiz, ou seja, promover o alongamento e fortalecimento dos músculos, mesmo quando não há dor recorrente ou lesão pronunciada.

As sessões preventivas de RPG podem ser realizadas, inclusive, no próprio ambiente de trabalho, sendo uma ótima alternativa ao método convencional de fisioterapia, trazendo respostas positivas para problemas como tendinite e dores nas costas.

Importante salientar que o profissional responsável por aplicar RPG é o fisioterapeuta, que deve possuir especialização no método.

Encontre uma clínica para aumentar seu bem-estar

A SM Care é uma clínica de RPG e fisioterapia geral, que auxilia seus pacientes na correção postural e fortalecimento da coluna, prevenindo contra dores e problemas mais sérios, além de garantir a saúde e bem-estar em todas as fases da vida.

Confira também: Método souchard | Exercícios de RPG para a lombar